A Indra será responsável pela administração de um dos mais importantes projetos de ticketing do mundo, cobrindo toda a rede de transporte público da Irlanda. A National Transport Authority (NTA), agência vinculada ao governo do país, escolheu a Indra como sua parceira estratégica para prestação desse serviço por um período de dez anos. O contrato, avaliado em centenas de milhões de euros, é prorrogável por mais dez anos, e foi conquistado pela Indra após um longo processo licitatório realizado pela NTA.
As soluções oferecidas pela Indra incluem a implementação de um sistema backend multimodal, pensado para facilitar a integração de múltiplos meios de transporte, além da operação dos canais de vendas de bilhetes, tanto virtuais quanto presenciais, de maneira adaptada às necessidades dos usuários do sistema de transporte público irlandês.
A empresa também assumirá a gestão financeira dos processos de coleta e recebimento, instalando equipamentos voltados para a venda, validação e controle de tickets, em toda a rede. A Indra responderá ainda pela manutenção, logística e operação de todo o conjunto de recursos que compõem esse sistema.
O projeto deve incorporar tecnologias como a EMV, que torna possível o uso de cartões bancários, celulares e smartwatches como meios de pagamento e acesso ao transporte público.Além disso, também está prevista a aplicação de um método de gestão baseado no cadastro dos passageiros, o chamado Account Based Ticketing (ABT).
De acordo com Raúl Ripio, diretor-geral de mobilidade & tecnologia da Indra, o acordo firmado com a RTA já pode ser considerado um grande sucesso, uma vez que “reforça a posição da companhia como uma das poucas empresas no mundo com as capacidades tecnológicas e de gestão necessárias para desenvolver um projeto de tamanha ambição e complexidade. Em especial na Irlanda, atualmente considerado um dos países mais tecnológicos da Europa e que deve se tornar referência para outras localidades, graças ao modelo inovador proposto por essa parceria.”
Mobilidade sustentável–
A solução tecnológica desenvolvida pela Indra na Irlanda promove a mobilidade sustentável e acessível, apostando na melhoria contínua da experiência do passageiro, com redução nos tempos de espera e incentivo à utilização do transporte público, bem como ao aumento da confiança nesse sistema. O projeto foi desenvolvido para ser integrado a um futuro modelo de oferta de mobilidade como serviços (MaaS, ou Mobility as a Service).
A Indra possui um extenso histórico em mobilidade, com mais de 2,5 mil projetos na área desenvolvidos em todo o mundo. Ao todo, mais de 100 cidades ao redor do globo, incluindo Londres, Dublin, Amsterdã, Lisboa, Madri, Sidney, Manila e Riad, já contam com soluções desenvolvidas pela Indra.