A Alstom assinou um novo contrato com a Oficina para el Reordenamiento del Transporte (OPRET) para fabricar, fornecer e colocar em serviço oito novos trens Metropolis de três carros cada, para servir na Linha 2C do Metrô de Santo Domingo, na República Dominicana. O novo contrato foi financiado com um crédito do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE).
A Linha 2C do Metro de Santo Domingo abrange um trecho de 7,3 quilômetros e a construção de cinco estações, que farão parte do sistema de transporte integrado Metro – Teleférico de Santo Domingo; se estende da estação María Montez na Avenida Luperón até a nova estação Los Alcarrizos, com um trecho subterrâneo de 900 metros de comprimento e outro elevado de 6,45 quilômetros. Essa extensão aumentará a qualidade de vida dos moradores do entorno, pois facilitará o fluxo de cerca de 22.850 veículos que transitam pela rodovia Duarte em dias úteis.
Os novos trens serão fabricados na planta industrial da Alstom em Santa Perpetua, Barcelona, e poderão operar acoplados entre si ou com outros trens da frota que hoje operam no sistema de metrô de Santo Domingo, permitindo uma maior flexibilidade para adaptar a capacidade à procura de passageiros.
“A Alstom tem orgulho de que a OPRET tenha mais uma vez confiado em nossa tecnologia e capacidade de fornecer trens para este importante projeto de expansão dos serviços da OPRET em Santo Domingo. Quando a extensão da Linha 2C estiver operacional e com a chegada desses novos contratados com a Alstom, o Metrô de Santo Domingo terá uma frota de 72 trens da Alstom Metropolis, operando as Linhas 1 e 2. Isso garantirá um moderno transporte de massa, seguro e de qualidade para o benefício dos habitantes de Santo Domingo”, disse Iván Moncayo, diretor-geral da Alstom para República Dominicana.