O Podcast do Transporte é resultado de uma parceria entre a Technibus/OTM Editora e o Diário do Transporte.
O Seminário da NTU, que acontece junto com a Lat.Bus 2024 entre os dias 6 e 8 de agosto, traz Francisco Christovam, diretor-executivo da NTU, de volta ao Podcast do Transporte para dizer que a descarbonização será uns dos grandes temas abordados no evento, e será discutido em todas as possibilidades, como os ônibus movidos a bateria, a biometano, a célula de hidrogênio. Custos, as experiências, as dificuldades e desafios que cada um tem trazido aqui e lá fora.
Tecnologia da onda até a catraca
A Riocard Mais administra hoje o sistema de bilhetagem eletrônica de 70 das 92 cidades do estado do Rio de Janeiro. Ela oferece pagamento aceito em todos os modais de transporte do estado e incorpora ainda as várias gratuidades, como o vale transporte. Para facilitar o uso, numa cidade de praia, a empresa desenvolveu o meio de pagamento em pulseiras, chaveiros ou adesivos. O diretor-presidente Cassiano Rusicky conversou com a gente para contar mais sobre esses sistemas, como a tecnologia está revolucionando o transporte público e seus objetivos, com a experiência do passageiro como prioridade sempre.
Mulheres do Transporte: de volta para família
Luciana Herszkowicz já participou do Podcast para divulgar o Prêmio 1º Fetpesp de Comunicação, mas neste episódio ela é o destaque da coluna Mulheres do Transporte. Luciana contou sua trajetória do começo da carreira na área de marketing, até decidir trabalhar na Viação Paraty, empresa da família. Lá faz o “rebranding” para “Paraty Mobilidade”, que é mais que uma mudança de nome. Luciana também ressalta a importância da diversidade e sua visão de melhorar a experiência do passageiro e reconquistar quem deixou de usar o transporte público.
Uma volta por Madri
E conforme prometido, Adamo Bazani, editor chefe do Diário do Transporte, volta ao podcast para mostrar mais de sua cobertura especial em Madri. Além de falar das novidades de segurança mostradas pela Mercedes-Benz, ele comenta sobre o que viu nos transportes públicos por lá e como podemos aprender com a infraestrutura, transporte não poluente e tecnologias de segurança. Mas Adamo também revelou as limitações enfrentadas na capital espanhola e mesmo na Europa, e usou a tecnologia como exemplo.
LEIA TAMBÉM:
O que vai rolar no Seminário NTU, que acontece junto com a Lat.Bus 2024?