Lat.Bus 2024 é tema do Podcast do Transporte

Esta edição da Feira Latino-Americana de Transportes acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista

A pequena sonhadora enfrenta o gigante de 15 metros

Elisângela Martins da Ouro e Prata é uma das motoristas que ocupam cada vez mais as cabines pelo Brasil

Desde o começo do ano temos mostrado o crescente peso e a importância da presença das mulheres no dia a dia do transporte público no Brasil. E, neste episódio, o Podcast do Transporte teve o prazer de sair das salas refrigeradas da direção para pegar a estrada com a Elisângela Martins, motorista da Viação Ouro e Prata que ganha a vida atravessando o Paraná no comando de um double-decker bus da Mercedez-Benz com 15 metros de comprimento e cerca de 4,5 metros de altura.

Elisângela narra a complexa trajetória até a conquista da carteira profissional, fala da importância do apoio da família e de como a flexibilidade oferecida pela empresa viabilizou de uma vez por todas o seu sonho. A motorista de 1,57 m e 39 anos de idade também explica o peso do preconceito, como ela ultrapassou o medo e como a realidade tem mudado entre os passageiros.

Revoluções por minuto no coração do Brasil

No Brasil Central, ouvimos detalhes da grande transformação promovida na região de Goiânia na voz do Tarcísio Abreu, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de lá. Abreu detalha como o susto e o caos da pandemia acabou unindo os 19 municípios da grande Goiânia mais o governo do estado, resultando em uma sólida política de subsídios bancados de maneira equitativa entre as várias partes envolvidas e com ganhos palpáveis para os passageiros.

O novo sistema teve que garantir a aprovação de novas leis e, apesar de ainda haver vários problemas a serem enfrentados, já trouxe benefícios bastante interessantes, como a implantação de uma meia-tarifa para percursos com menos de 5 km de distância e ainda um sistema especial para finais de semana e feriados, em que até seis pessoas da mesma família podem viajar pagando apenas R$4,30 no total.

Otimismo do setor vira atração extra numa Lat.Bus pronta para fazer história

A Feira Latino-americana do Transporte, mais conhecida como Lat.Bus Transpúblico, é o grande evento internacional do setor aqui no Brasil, recebendo a cada dois anos, uma multidão de especialistas e curiosos também. Esse ano, a Lat.Bus acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto próximo no São Paulo Expo na capital paulista e o organizador do evento, Marcelo Fontana, da MF e da Editora OTM, avisa que o evento já tem 100% dos seus espaços de exposição comercializados.

A taxa de ocupação é sinal do bom trabalho e da confiança da feira, mas também dos bons ventos do setor, que tem rodado otimista, investindo e pronto para apresentar muita novidade e muito conhecimento técnico na Lat.Bus 2024.  Falando em conhecimento, a feira abriga o Seminário da NTU, conteúdos da ANTP, da Abrati, o Fórum Nacional de Secretários de Transportes, reuniões do Consetrans, muita coisa também da Anfavea, da Fabus… E o Marcelo Fontana revela ainda mais nessa nossa entrevista.

Dados integrados enfrentam a massaroca de planilhas e word

Gustavo Balieiro é engenheiro civil com mestrado em transporte pela UFMG e sócio-diretor da empresa de tecnologia Mobilibus. Ele criou a plataforma Bus2 para padronizar os dados e facilitar a vida tanto das operadoras quanto das prefeituras. 

Ele acredita que serão os dados, bem processados e integrados, vão guiar os próximos movimentos do setor do transporte público, na medida em que revelem, de maneira clara e descomplicada, a receita, os parâmetros fixos e as variáveis, e tudo sobre cada linha.

Com estas informações na mão, Balieiro acredita que ficará mais fácil para empresas e prefeituras mudar o modelo. É o fim da massaroca de dados em planilhas, em pdf até em Word, como ele conta em minúcias na sua entrevista ao nosso Podcast do Transporte.

Com os dados reunidos de maneira mais  transparente, vai sumindo o fantasma Caixa Preta que assola as imaginações da imprensa e usuários

A arte de ver o todo

O primeiro e mais essencial significado da palavra estratégia tinha a ver com a capacidade de um general se afastar de uma batalha, subindo no alto de uma colina, para dali poder enxergar o embate como um todo e, assim, tomar decisões, decidir sobre o posicionamento da sua equipe e o melhor curso de ações para conquistar uma vitória. Os gregos – de quem herdamos o termo – usavam stratègós nesse sentido, juntando exército (stratos) com liderança (ago).

Nós aqui do Podcast do Transporte tentamos ajudar o setor do transporte de passageiros do Brasil a subir essa montanha, e ter dali uma visão privilegiada, panorâmica, com a paisagem do mercado se descortinando à sua frente. Presunçoso da nossa parte? Talvez, mas cá entre nós, é difícil achar qualquer outra fonte de informação tão afinada com o setor quanto essa. Afinal de contas, o Podcast do Transporte é feito da somatória de vários players importantes quando o assunto é informação com foco no transporte coletivo. Sim, porque somos um produto do portal Diário do Transporte, da Technibus/Editora OTM e da ANTP. Somos transporte na veia, na alma, no coração e no cérebro e estamos sempre a postos para colocar você bem diante da vista completa do que está acontecendo e definindo o setor. Ouça, compartilhe, faça parte!

Novos episódios são lançados toda quarta-feira e ficam à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana tanto na nossa página dedicada –  podcastdotransporte.com.br – quanto no Spotify e em outros agregadores de pods. Sempre gratuito e à espera do seu play