Por Sonia Moraes
Technibus – Qual a expectativa da Gontijo para 2024?
Marco Antônio Gontijo – A Gontijo sempre teve tradição, desde os tempos do meu pai, o fundador da empresa, Abílio Pinto Gontijo, de consolidar cada etapa de desenvolvimento, antes de entrar na seguinte. É uma forma sólida de crescer, que pretendemos manter.
Technibus – Como a Gontijo está se preparando para se destacar no mercado em 2024?
Marco Antônio Gontijo – Vamos aumentar a renovação da nossa frota, além de fazer muito investimento em digitalização para melhorar sempre a experiência do nosso cliente.
Technibus – Como Gontijo avalia o mercado de ônibus em 2023?
Marco Antônio Gontijo – É o ano de grande mudança para o segmento de ônibus, o que exige mais investimentos e a digitalização dos processos para aumentar a eficiência diante da grande concorrência que enfrentamos.
Technibus – Quantos ônibus a Gontijo comprou neste ano?
Marco Antônio Gontijo – Compramos 65 ônibus, com chassis Scania e carroceria Comil. Um destaque dos ônibus que a Gontijo adquiriu é que todos são Euro 6, que é o padrão tecnológico de mais baixa emissão de poluentes na atmosfera. Esta escolha que fizemos reforça o compromisso da empresa com a preservação ambiental.
Technibus – Os ônibus já estão em operação?
Marco Antônio Gontijo – Neste momento já temos 15 Double Decker 8×2 em operação. Os demais estão previstos para chegar até dezembro de 2023.
Technibus – A empresa está confiante de que o ano terminará com um resultado melhor para o mercado de ônibus?
Marco Antônio Gontijo – Com certeza o ano de 2023 será melhor, pois o ambiente de negócios já voltou às condições normais, e os reflexos da pandemia já ficam a cada dia mais distantes.
Technibus – O que poderá contribuir para o grande crescimento deste mercado?
Marco Antônio Gontijo – Acreditamos que a limitação das passagens aéreas desde a pandemia, os altos preços dessas passagens, as cobranças de bagagens e assentos que passaram a ser feitas vão contribuir para o crescimento do mercado rodoviário. Além disso, é grande a abrangência que o segmento rodoviário tem em todo o nosso país, bem maior que a de todos os outros modais.