O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB) registrou R$ 18,572 bilhões em carteira no primeiro semestre de 2023. O valor é 17,5% superior ao apurado no mesmo período de 2022, quando somou R$ 15,819 bilhões. O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) responde por 49,4% dos contratos em carteira, seguido do BNDES Finame, com 32,1%. Do total da carteira, o BNDES Finame aumentou 73% em volume de financiamento, atingindo R$ 5,972 bilhões, enquanto no final do ano passado era R$ 3,459 bilhões.
O total de novos negócios no primeiro semestre ficou em R$ 2,699 bilhões, com redução de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 2,806 bilhões. O BNDES Finame fechou com R$ 1,412 bilhão em financiamentos, 32% maior do que em 2022, quando chegou a R$ 1,067 bilhão. O CDC ficou com a marca de R$ 1,277 bilhão de janeiro a junho deste ano, 24,5% inferior aos R$ 1,692 bilhão registrado no mesmo período de 2022.
“O resultado do primeiro semestre com o aumento em carteira nos motiva e mostra que estamos entregando o que o mercado espera: um portfólio de produtos financeiros bastante competitivo”, diz Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz do Brasil.
Novos negócios: vendas de ônibus, vans e caminhões –
O destaque no primeiro semestre foi a comercialização de ônibus, que registrou incremento de 62,1%, totalizando R$ 947 milhões, ante os R$ 584,4 milhões registrados em igual período de 2022. As vendas de vans também foram positivas, com aumento de 6% no volume de novos negócios em relação ao ano passado, com R$ 170,5 milhões ante R$ 160,8 milhões.
O financiamento de caminhões teve queda de 23,7%, atingindo R$ 1,361 bilhão este ano, ante os R$ 1,783 bilhão ano passado. Essa retração, segundo a instituição, é resultado da grande procura pelos modelos Euro 5, devido a mudança de motorização determinada pela legislação do Proconve P8, que exige a redução gradativa das emissões de gases dos veículos de transporte.
Alinhado às demandas do mercado, sempre em parceria com a fábrica e com a rede de concessionários, mensalmente, o Banco lança campanhas com condições especiais para o segmento de pesados. “Colocamos à disposição de nossos clientes vantagens bem atraentes, com as melhores opções financeiras e de seguros para diversas situações de comercialização. Queremos apoiar o crescimento do transporte de cargas no Brasil”, afirma Marcello Larussa, diretor comercial do BMB.
Seguros –
Entre os meses de janeiro a junho de 2023, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros alcançou R$ 112 milhões em prêmios, quase o mesmo valor obtido em 2022, que foi de R$ 113 milhões. “Apesar de 2023 seguir sendo um ano desafiador, continuamos muito próximos de nossos concessionários e clientes, trabalhando incessantemente para oferecer produtos competitivos e agilidade na cotação e oferta de seguros, para atender às necessidades de proteção patrimonial e financeira dos nossos clientes e suportar nosso crescimento” afirma Cristina Rensi, head da Mercedes-Benz Corretora de Seguros.