A Caio expõe no Seminário NTU 2023 o eMillennium, na versão 15 metros, ônibus que agrega tecnologia 100% brasileira, desenvolvido especificamente para chassis de propulsão elétrica. Nessa configuração, o modelo comporta 95 passageiros. A tração e integração elétrica são realizados pela Eletra, com motor elétrico e baterias WEG. No mesmo evento, em espaços de empresas parceiras, o eMillennium é apresentado nas versões 12.1 metros e 12.6 metros, com lotação total de 71 e 82 passageiros, respectivamente.
Todas as unidades do eMillennium, expostas no Seminário NTU, contam com rampas móveis, poltronas reservadas e box para cadeirantes ou pessoa acompanhada de cão-guia, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.
Além de ser um veículo zero emissão de gases poluentes, possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, contribuindo com a preservação do ambiente. O material também tem como características a alta durabilidade e o acabamento superior.
A seção transversal, assim como em outros modelos do portfólio atualizado da Caio, conferiu um aumento para 2.550 mm de largura externa e de até 70 mm a mais na parte interna (parte inferior) e 110 mm na parte interna (parte superior). Essa otimização também contribuiu para o melhor posicionamento do pack de baterias e componentes, assim como maior capacidade de lotação.
Na quarta-feira, dia 9 de agosto, a Caio participa do painel “Caminhos para a descarbonização do transporte coletivo urbano”, sendo representada por Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio.
“A Caio sempre estudou formas de tornar suas soluções em mobilidade adequadas para atender à necessidade de integrar, de forma inteligente e estratégica, as pessoas a seus destinos. Produzimos carrocerias adequadas a diferentes tipos de propulsão elétrica, seja híbrida ou 100% à bateria, em sinergia com várias empresas parceiras”, afirma o gestor.
“Sempre defendemos o ônibus como um modal sustentável, pela quantidade de pessoas que transporta e sua ocupação nas vias. Já comercializamos o nosso ônibus 100% elétrico para cidades como Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, além da cidade de São Paulo. Acreditamos que a migração para veículos com baixa e zero emissão de carbono seja agilizada nos próximos anos”, pontua o CEO do Grupo Caio, Paulo Ruas.