Adalberto Maluf assume secretaria nacional de meio ambiente urbano

O executivo deixa a ABVE e a BYD para ocupar o novo cargo, criado pela ministra do meio ambiente, Marina Silva

Convidado pela ministra Marina Silva, Adalberto Maluf formalizou sua renúncia à presidência da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) para tomar posse do novo cargo de secretário nacional de meio ambiente urbano e qualidade ambiental do ministério do meio ambiente. O executivo também deixa a BYD do Brasil, depois de nove anos, onde era diretor de comunicação, sustentabilidade e assuntos corporativos, e desliga-se da vice-presidência da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Confirmada a renúncia, por meio de ofício com data de 21 de março, o Conselho Diretor da ABVE reúne-se nesta sexta-feira, 24 de março, para definir a data da assembleia geral extraordinária dos associados que elegerá um novo presidente. O presidente a ser eleito deverá completar o mandato original de dois anos de Adalberto Maluf, que termina em abril de 2024. Pelo estatuto, a assembleia geral deverá ser realizada até o próximo dia 15 de abril.

Adalberto Maluf entrou no conselho da ABVE em março de 2018, como diretor do grupo de veículos pesados. Em abril de 2020, foi eleito presidente do conselho diretor e reeleito em março de 2022, para um novo mandato de dois anos, até abril de 2024.

“Nos últimos anos, pude atuar com diferentes temas envolvendo mobilidade sustentável, energias renováveis e cidades inteligentes, fomentando soluções conectadas de impacto positivo para os negócios, mas com sensibilidade social e ambiental. Estudei em universidade pública e sempre sonhei com a oportunidade de voltar ao poder público para fazer a diferença nos temas que mobilizaram minha trajetória profissional”, comenta Maluf.

Veja também