O VLT do Rio de Janeiro completa cinco anos de operação. Neste período, o veículo fabricado pela Alstom transportou 73 milhões de pessoas em mais de 760 mil viagens, com quatro milhões de quilômetros percorridos

Inaugurado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, a estrutura do VLT é dividida entre três linhas (com 29 paradas) e possui uma frota de 32 trens com capacidade para 420 passageiros cada

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro completa cinco anos de operação com números representativos para a mobilidade na capital carioca. Neste período, o modal fabricado pela Alstom contabilizou o transporte de mais de 73 milhões de pessoas em mais de 760 mil viagens, com total de quatro milhões de quilômetros percorridos pelo centro da cidade e a região do porto Maravilha, integrando-se à mobilidade da cidade com metrô, trens suburbanos, ônibus, navios, barcas e o aeroporto Santos Dumont.

Quando teve encomendada a fabricação dos trens pelo consórcio VLT Carioca em 2013, a Alstom escolheu o VLT Citadis, que é 100% livre de catenárias (sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea), o que preserva à paisagem da cidade. Essa, inclusive, foi a segunda cidade do mundo a usar essa tecnologia, depois de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com conceito de mobilidade inteligente, o modal conta com o APS (Alimentação Pelo Solo), um sistema de propriedade da Alstom que faz a alimentação elétrica do VLT pelo solo. É um sistema composto por duas sapatas localizadas na parte de baixo do trem e, quando o veículo passa pelo local onde estão instalados equipamentos power box (cerca de 1.100) se dá a energização dos correspondentes segmentos de trilho APS e a consequente alimentação do veículo.

Existe ainda um conjunto de supercapacitores que armazena e fornece energia ao veículo nos locais sem os trilhos energizáveis ou quando de uma falha localizada, até o próximo ponto de energização, o que elimina a necessidade de fios externos e, consequentemente, valorizando a arquitetura e a paisagem da cidade.

Essa é uma tecnologia lançada pela primeira vez em Bordeaux, na França, no início dos anos 2.000, e já foi implantada em outras várias cidades ao redor do mundo. Os trens utilizados na cidade carioca também utilizam energia totalmente renovável, com zero emissão de CO2.

Para Pierre Bercaire, diretor geral da Alstom Brasil, o VLT trouxe mais opção de mobilidade à vida do carioca. “A Alstom comemora os cinco anos do VLT carioca sabendo que, diariamente, milhares de passageiros têm a vida melhorada graças a este sistema de transporte. Durante esse período, assumimos um compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e trabalhamos para manter essa operação inovadora e que gera benefícios para as pessoas, tanto moradores como turistas que circulam pela cidade”, comenta Bercaire.

Inaugurado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, a estrutura é dividida entre três linhas (com 29 paradas) e possui uma frota de 32 trens com capacidade para 420 passageiros cada.

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