Carnaval: 43% dos viajantes trocam folia por pausa em 2026, aponta ClickBus

Pesquisa da travel tech revela que o desejo por relaxar supera o interesse por blocos; 32% dos brasileiros planejam viajar sozinhos durante o feriado

Redação

O Carnaval de 2026 desenha uma mudança no comportamento do viajante brasileiro, revelando que o feriado tem sido ressignificado como um tempo para desacelerar. Segundo levantamento realizado pela ClickBus, aplicativo líder em venda de passagens de ônibus on-line no Brasil, com cerca de 500 respondentes em todas as regiões do país, a maioria dos brasileiros (43%) pretende aproveitar o período para descansar e assume não se identificar com as festividades. O índice supera os 24% que disseram amar o Carnaval e fazer questão de frequentar festas e blocos. O feriado se apresenta como um “Carnaval híbrido”, em que descanso, deslocamento e bolso andam juntos.

Quando a decisão é pegar a estrada, o ônibus segue como eixo central da jornada entre os entrevistados, mas a viagem se torna naturalmente multimodal: 52% devem viajar só de ônibus e 43% planejam combinar o modal rodoviário com outros meios, principalmente aplicativos de transporte, carona/carro de terceiros e carro próprio, evidenciando a dependência do primeiro e do último trecho. Nesse contexto, o ônibus se posiciona como um hub de deslocamento, conectando o trajeto principal aos complementos que garantem a chegada ao destino final.​

O mapa de destinos reforça essa busca por pausa e reconexão: praia lidera as intenções de viagem (39%), seguida de interior e grandes cidades, ambos com 34%. O modo de viajar também reflete comportamentos diversos: viagens solo aparecem em destaque, com 32% dos respondentes, ao lado de deslocamentos em família (28%) e com parceiro(a), mostrando que o Carnaval 2026 combina momentos de autocuidado com experiências compartilhadas.​ Sobre os objetivos da viagem de carnaval, o tempo de qualidade com familiares (43%) e descanso (42%) são os temas centrais, enquanto a folia de rua atrai 21% do público. 

“A pesquisa mostra que o comportamento do Carnaval deixou de ser único. Hoje, descanso e celebração convivem, e o varejo que cresce é aquele que entende essas intenções e organiza ofertas que realmente convertem. No fim, nosso papel é viabilizar tanto o descanso quanto a festa, conectando pessoas às 4.000 cidades que cobrimos em todo o páis”, afirma Michelle Xavier, Diretora de Marketing e Growth da ClickBus. 

Ao considerar a folga prolongada, o brasileiro prefere viajar dentro do próprio estado – 27% das pessoas ouvidas devem viajar para cidades sem cruzar a fronteira. Contudo, o índice daqueles que devem conhecer outros estados não é tão diferente, 26%, o mesmo daqueles que ainda não se decidiram sobre viajar ou não.
 

Destaque para o interior e viagens solo

A pesquisa da ClickBus mostra que, mesmo com o foco no descanso, o destino final no topo das intenções de viagem são cidades litorâneas, já que a praia foi apontada por 39% dos respondentes como ponto de chegada. De todo modo, o interior também tem destaque com 34% da predileção, empatando com o desejo por cidades grandes (34%). 

Além disso, a forma como o brasileiro se organiza para essas viagens foi averiguada. Embora o convívio social seja um motivador, a viagem solo é uma realidade para 32% das pessoas ouvidas pela pesquisa. Para quem viaja acompanhado, a família (28%) e os parceiros (26%) são as companhias preferidas. 

“Os dados mostram que o ônibus segue como o eixo central da jornada do viajante, mas a decisão de deslocamento é cada vez mais multimodal. Cerca de 4 em cada 10 brasileiros planejam combinar o rodoviário com outros meios, o que evidencia a importância do primeiro e do último quilômetro. Para nós, isso reforça o papel da tecnologia em integrar modais, otimizar a experiência e transformar logística em eficiência, conversão e crescimento.”, complementa Michelle Xavier. 

Custos como decisor e influência digital

A jornada rumo ao descanso enfrenta barreiras econômicas. O preço é o principal entrave para 26% daqueles que decidiram não viajar, superando o receio de lugares cheios (19%). Esse fator financeiro dita o ritmo do planejamento: 31% dos viajantes ainda não compraram suas passagens por estarem à espera de promoções ou cupons de desconto. 

Porém, para os que já decidiram viajar, as redes sociais e os criadores de conteúdo parecem ter um papel fundamental. O Instagram lidera como bússola de influência (49%), seguido por YouTube (31%) e TikTok (30%), os influenciadores digitais vêm na sequência (27%).

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também