Pedido de urgência já apresentado pelas mais importantes entidades ligadas ao transporte deve ser avaliado pelas lideranças, e pode levar o Marco Regulatório para votação direto ao plenário. Os especialistas Joao Lucas e Ronan Castro consideram que os deputados já começam a ficar conscientes da importância e portanto da visibilidade eleitoral do apoio ao transporte público, mesmo por meio de emendas parlamentares direcionadas ao custeio direto da mobilidade urbana.
Eles dizem que as cidades estão preocupadas em debater a necessidade de regras claras e fiscalização para evitar mau uso dos recursos, com inspiração em modelos da saúde e educação que já tem o SUS e o INEP trabalhando com dados amplos e atualizados. Como um apoio a estas decisões eles citam o Indicador de Financiamento e Equidade Municipal (IFEM), lançado no final do ano, que revela distorções na distribuição atual do Fundo de Participação dos Municípios.
Trem Intercidades: São Paulo–Campinas mais perto dos trilhos
Márcia Pinna, editora da Technibus, traz novidades sobre o projeto do Trem Intercidades, que deve iniciar obras em maio de 2026. O CEO da TIC Trens, Pedro Moro, detalha avanços no trecho Jundiaí–Campinas e os desafios técnicos de compatibilização com a MRS Logística.
Grupo Comporte expande além dos transportes
Adamo Bazani mostra como o Grupo Comporte, da família Constantino Oliveira, amplia sua atuação. Além de controlar mais de sete mil ônibus e expandir no setor metroferroviário, o conglomerado agora investe também em energia renovável, com participação em projetos eólicos no Rio Grande do Sul.
Abrati News: Carnaval aquece as viagens rodoviárias
Leticia Pineschi, conselheira da Abrati, revela que o carnaval deve impulsionar em 15% o número de viagens em relação ao ano passado. Janeiro já registrou 4,5 milhões de passageiros em ônibus interestaduais, e fevereiro deve somar mais 3,5 milhões. A entidade reforça: evite os clandestinos e compre sempre em canais oficiais.
Editorial: recursos precisam de rota clara
A faixa azul não resolve sozinha os acidentes de motos, que estão ligados a excesso de velocidade falta de fiscalização e urgência de tempo. A faixa surgiu para organizar o espaço já usado informalmente por motociclistas entre carros. Ela traz visibilidade e previsibilidade, reduzindo conflitos laterais com automóveis. Porém, o crescimento das entregas por aplicativo e mototáxi aumenta a pressão por tempo e incentiva riscos. Assim, a faixa azul deve integrar políticas maiores de educação, gestão de velocidades e regulação das plataformas digitais.
O Podcast do Transporte está disponível no Spotify, YouTube e principais agregadores. Siga nosso canal do Youtube e nossas redes sociais. O Podcast do Transporte é uma produção do Diário do Transporte, da Technibus e da ANTP, com produção da Toda Onda.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



