São Paulo amplia pagamento por QR Code nos ônibus

Sistema desenvolvido em parceria entre UPM2 e SPTrans começa a ser implantado em toda a frota de ônibus municipais

Redação

A UPM2, startup paulista de mobilidade urbana, anuncia, em parceria com a SPTrans, o início da ampliação do sistema de pagamento por QR Code para toda a frota de ônibus municipais da capital. Após um extenso período de testes, iniciado em outubro de 2021 em 12 linhas e no Expresso Tiradentes, o projeto foi consolidado e passa agora à fase de implementação em larga escala. Nesta terceira etapa da expansão, 296 linhas já passam a aceitar o novo meio de pagamento.

O sistema, já batizado de Bilhete QR Digital, passa a estar disponível em mais 296 linhas, cerca de dois mil veículos nesta terceira etapa e será expandido de forma progressiva nos próximos meses. A expectativa é que em breve, o novo meio de pagamento esteja presente em 100% da frota de ônibus da cidade de São Paulo.

O projeto é fruto da colaboração entre a SPTrans e o SP Pass, aplicativo de mobilidade urbana desenvolvido pela UPM2, e representa um passo importante na digitalização do transporte público da cidade.

Com uma frota de cerca de 12 mil ônibus e mais de sete milhões de passageiros transportados por dia útil, São Paulo possui o segundo maior sistema de transporte coletivo por ônibus do mundo. A adoção do Bilhete QR Digital como forma de pagamento visa facilitar o dia a dia dos usuários, oferecendo mais comodidade, agilidade e segurança, tanto para os moradores quanto para turistas que circulam pela cidade.

“Foram anos de dedicação, desenvolvimento e perseverança para tornar esse projeto realidade. Ver a adoção do sistema que criamos, pela segunda maior frota de ônibus do mundo, na maior cidade da América Latina, é muito mais do que uma conquista tecnológica, é um marco histórico para a cidade de São Paulo. Acreditamos que a inovação só faz sentido quando transforma a vida das pessoas. E é isso que buscamos todos os dias, usar a tecnologia para tornar o transporte público mais humano, acessível e eficiente para milhões de brasileiros”, afirma Rodrigo von Uslar Petroni, Cofundador da UPM2.

Como funciona o pagamento com QR Code:

Para utilizar o novo sistema, o passageiro deve:

  • Baixar o aplicativo SP Pass (disponível para Android e iOS);
  • Realizar o cadastro;
  • Comprar o Bilhete QR Digital no próprio app (Pix, Débito ou Apple Pay);
  • Gerar o Bilhete QR Digital e apresentá-lo no leitor localizado abaixo do validador.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também