Marcopolo participa de painéis oficiais da COP30

A empresa vai apresentar soluções de mobilidade de baixo carbono e iniciativas sociais que reafirmam seu papel na transformação do transporte coletivo sustentável

Redação

A COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), marca um momento decisivo para o Brasil na liderança da agenda climática internacional. A Marcopolo reforça sua posição de protagonista ao apresentar tecnologias de descarbonização do transporte coletivo, aliadas a iniciativas voltadas às pessoas, como educação e capacitação profissional, que ampliam seu impacto e consolidam seu papel como agente transformador da sociedade e da mobilidade urbana no Brasil e no mundo.

Com 76 anos de história e presença em 140 países, a companhia leva à conferência sua visão estratégica para o futuro da mobilidade: inovação industrial, eficiência energética, inclusão social e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“A COP30 é uma oportunidade única para mostrarmos ao mundo como a inovação em mobilidade pode reduzir as emissões em larga escala. Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia — envolve qualidade de vida urbana, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva, que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

A conferência será uma vitrine para que o planeta conheça o verdadeiro significado da liderança climática brasileira, com soluções escaláveis, impacto social e inovação industrial desenvolvidas por empresas como a Marcopolo.

Presença em espaços decisivos

No dia 13 de novembro, na Green Zone, a empresa participa do painel “Soluções Brasileiras para a Transição Justa: Indústria, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável”. Já no dia 14, na Blue Zone, espaço reservado a delegações oficiais e chefes de estado, será destaque no painel “Descarbonizando o Setor de Transportes: Soluções Brasileiras para o Mundo”, apresentando experiências concretas de eletrificação, biocombustíveis e inovação tecnológica.

Além dos espaços oficiais da COP30, a Marcopolo também faz parte da C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement), coalizão de empresas do setor privado brasileiro articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale. No espaço da iniciativa, a empresa participará nos dias 13 e 15 de novembro, dos debates “Transporte Público e Descarbonização: Conectando Eficiência, Integração e Impacto Climático” e “Biocombustíveis na Arquitetura Global da Transição Energética”, respectivamente.

A C.A.S.E. busca posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado como agente estratégico na superação dos desafios relacionados ao clima, à natureza e às pessoas. O movimento promove diálogos qualificados, articulação estratégica e valoriza soluções concretas já em curso no país, com potencial de escala internacional.

Além disso, a Fundação Marcopolo participará do painel “Da Aprendizagem à Vida: Avançando nos ODS 4 e 11 por meio da Educação e de Futuros Urbanos Resilientes ao Clima”, no pavilhão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Veja também