A BYD anuncia que o line-up de ônibus elétricos da companhia passa a ser equipado com a bateria Blade, com a mesma tecnologia de presente em seus veículos de passeio. Desenvolvida pela BYD, a bateria Blade foi lançada mundialmente em 2020. Com formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, a Blade otimiza o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo.
Em testes rigorosos conduzidos pela BYD, como perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, a bateria demonstrou estabilidade térmica, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas. Segundo a fabricante, esses resultados superam os padrões exigidos pela indústria automotiva mundial, garantindo proteção em casos de colisão ou perfuração.
A bateria Blade possui alta eficiência preservada ao longo do tempo, garantindo maior durabilidade e reduzindo significativamente a necessidade de manutenção. Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.
Na operação prática, os veículos terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano – tudo isso com alta performance energética. A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas (SP), onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina. A partir de 2026, a atual fábrica de baterias da BYD Brasil em Manaus, iniciará a fabricação dos packs de bateria Blade em território nacional.
“Esse momento tem um significado muito especial para nós. A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos. Agora, ver essa tecnologia revolucionária chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos.” afirma Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e da divisão solar da BYD Brasil.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.