Goiânia irá operar os primeiros biarticulados 100% elétricos até o final do ano

Parceria estratégica entre Volvo e o Consórcio BRT impulsiona mobilidade urbana sustentável em toda Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). A operação dos novos 21 veículos elétricos será no BRT Leste-Oeste até o final deste ano de 2025.

Redação

Goiânia será a primeira cidade brasileira a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. O feito é resultado de uma parceria inédita entre a Volvo e o Consórcio BRT, responsável por realizar a gestão da frota elétrica do sistema metropolitano BRT. A operação será realizada pela Metrobus, com 21 novos ônibus e será implementada no BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Os primeiros veículos começam a circular até o final deste ano de 2025.

Para Laércio Ávila, diretor-executivo do Consórcio BRT, “A entrega desses 21 novos ônibus elétricos, incluindo os primeiros biarticulados 100% elétricos do mundo em operação regular, representa um avanço histórico para a mobilidade urbana da região metropolitana de Goiânia e mais uma grande entrega da Nova RMTC. Estamos colocando em prática um projeto que une inovação, eficiência e sustentabilidade, com impacto direto na qualidade de vida de milhares de pessoas que utilizam diariamente o BRT Leste-Oeste. Este é um passo concreto rumo a um transporte público mais limpo, silencioso, confortável e de alta capacidade, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de Goiás e dos Operadores com a modernização do sistema, a descarbonização da frota e a entrega de um serviço de excelência à população.”

A aquisição contempla ônibus Volvo BZRT, sendo 16 articulados – capacidade para 180 passageiros, e cinco biarticulados – até 250 passageiros. Os biarticulados, com 28 metros de comprimento, passam a ocupar o posto de maiores veículos elétricos em operação diária no planeta, com emissão zero de CO₂ e operação totalmente silenciosa.

Os chassis foram produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná. Os novos veículos terão menor vibração e ruídos, além de um novo sistema de condicionador de ar gerando maior conforto aos usuários. Também ofertam uma capacidade de carga em menor tempo, entre 2,5 h a 3 h, pois o ônibus permite carregamento até 250 kWh. Este lote faz parte da primeira produção de articulados e biarticulados elétricos da marca, apontando o início de uma nova fase para sistemas BRT.

Segundo Laercio Ávila, a inovação implementada em Goiânia reforça a posição do Brasil como referência em soluções de transporte coletivo de alta capacidade. Ele explica que o conceito de BRT (Bus Rapid Transit), criado em Curitiba e em Goiânia nos anos 1970, já havia se consolidado como modelo internacional de eficiência. Agora, com o BZRT elétrico, a Volvo inaugura a nova geração do BRT: mais limpa, mais silenciosa e ainda mais eficiente. “Goiânia construiu um processo de inovação na RMTC que se torna um marco histórico no transporte coletivo mundial e coloca a capital na vanguarda do transporte público.”

Laércio defende ainda o compromisso inabalável com a qualidade e inovação. “Estamos investindo de forma contínua e estratégica para garantir um serviço de excelência aos usuários do BRT de Goiânia. A aquisição dos veículos elétricos Volvo, que unem alta tecnologia, segurança e operação silenciosa e livre de poluentes, representa nosso compromisso com a sustentabilidade, o conforto do passageiro e o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.”

Tecnologia

O Volvo BZRT representa o que há de mais avançado em mobilidade elétrica para transporte coletivo de alta capacidade.

Ficha técnica

ItemDescrição
MotorizaçãoDois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (equivalente a 540 cv de potência)
BateriasAté 8 módulos de 90 kWh, totalizando 720 kWh de capacidade
Arquitetura de piso baixoBaterias e motores posicionados sob o assoalho, otimizando a distribuição de peso e liberando mais espaço para passageiros
Conforto acústicoOperação extremamente silenciosa, melhorando a experiência do usuário e reduzindo poluição sonora urbana
Comprimento21m (articulado) / 28m (biarticulado)
Capacidade180 passageiros (articulado) / 250 passageiros (biarticulado)

Segurança

ItemDescrição
Sistema Volvo Dynamic Steering (VDS)Para maior precisão e estabilidade
Sensores de pontos cegos e câmerasPara melhor visibilidade do motorista
Reconhecimento automático de placas de trânsitoCom alerta de velocidade
Sistema de Zonas de SegurançaCom controle automático de velocidade via GPS, útil em áreas de alto risco como escolas e hospitais

Impacto urbano e ambiental

O Novo BRT Leste/Oeste (Eixo Anhanguera), já parcialmente eletrificado, transporta 180 mil passageiros por dia em um corredor de 28 km de extensão total, com 19 estações de embarque e desembarque. A introdução dos biarticulados e articulados elétricos da Volvo trará benefícios diretos, como:

– Eliminação de emissões de CO₂ no trecho operado;

– Redução drástica da poluição sonora no corredor;

– Maior capacidade de transporte sem aumento de frota;

– Conforto térmico e acústico superior para passageiros e operadores;

– Contribuição direta para as metas de descarbonização urbana e para os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil em fóruns internacionais.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também