Goiânia será a primeira cidade brasileira a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. O feito é resultado de uma parceria inédita entre a Volvo e o Consórcio BRT, responsável por realizar a gestão da frota elétrica do sistema metropolitano BRT. A operação será realizada pela Metrobus, com 21 novos ônibus e será implementada no BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Os primeiros veículos começam a circular até o final deste ano de 2025.
Para Laércio Ávila, diretor-executivo do Consórcio BRT, “A entrega desses 21 novos ônibus elétricos, incluindo os primeiros biarticulados 100% elétricos do mundo em operação regular, representa um avanço histórico para a mobilidade urbana da região metropolitana de Goiânia e mais uma grande entrega da Nova RMTC. Estamos colocando em prática um projeto que une inovação, eficiência e sustentabilidade, com impacto direto na qualidade de vida de milhares de pessoas que utilizam diariamente o BRT Leste-Oeste. Este é um passo concreto rumo a um transporte público mais limpo, silencioso, confortável e de alta capacidade, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de Goiás e dos Operadores com a modernização do sistema, a descarbonização da frota e a entrega de um serviço de excelência à população.”
A aquisição contempla ônibus Volvo BZRT, sendo 16 articulados – capacidade para 180 passageiros, e cinco biarticulados – até 250 passageiros. Os biarticulados, com 28 metros de comprimento, passam a ocupar o posto de maiores veículos elétricos em operação diária no planeta, com emissão zero de CO₂ e operação totalmente silenciosa.
Os chassis foram produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná. Os novos veículos terão menor vibração e ruídos, além de um novo sistema de condicionador de ar gerando maior conforto aos usuários. Também ofertam uma capacidade de carga em menor tempo, entre 2,5 h a 3 h, pois o ônibus permite carregamento até 250 kWh. Este lote faz parte da primeira produção de articulados e biarticulados elétricos da marca, apontando o início de uma nova fase para sistemas BRT.
Segundo Laercio Ávila, a inovação implementada em Goiânia reforça a posição do Brasil como referência em soluções de transporte coletivo de alta capacidade. Ele explica que o conceito de BRT (Bus Rapid Transit), criado em Curitiba e em Goiânia nos anos 1970, já havia se consolidado como modelo internacional de eficiência. Agora, com o BZRT elétrico, a Volvo inaugura a nova geração do BRT: mais limpa, mais silenciosa e ainda mais eficiente. “Goiânia construiu um processo de inovação na RMTC que se torna um marco histórico no transporte coletivo mundial e coloca a capital na vanguarda do transporte público.”
Laércio defende ainda o compromisso inabalável com a qualidade e inovação. “Estamos investindo de forma contínua e estratégica para garantir um serviço de excelência aos usuários do BRT de Goiânia. A aquisição dos veículos elétricos Volvo, que unem alta tecnologia, segurança e operação silenciosa e livre de poluentes, representa nosso compromisso com a sustentabilidade, o conforto do passageiro e o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.”
Tecnologia
O Volvo BZRT representa o que há de mais avançado em mobilidade elétrica para transporte coletivo de alta capacidade.
Ficha técnica
Item | Descrição |
Motorização | Dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (equivalente a 540 cv de potência) |
Baterias | Até 8 módulos de 90 kWh, totalizando 720 kWh de capacidade |
Arquitetura de piso baixo | Baterias e motores posicionados sob o assoalho, otimizando a distribuição de peso e liberando mais espaço para passageiros |
Conforto acústico | Operação extremamente silenciosa, melhorando a experiência do usuário e reduzindo poluição sonora urbana |
Comprimento | 21m (articulado) / 28m (biarticulado) |
Capacidade | 180 passageiros (articulado) / 250 passageiros (biarticulado) |
Segurança
Item | Descrição |
Sistema Volvo Dynamic Steering (VDS) | Para maior precisão e estabilidade |
Sensores de pontos cegos e câmeras | Para melhor visibilidade do motorista |
Reconhecimento automático de placas de trânsito | Com alerta de velocidade |
Sistema de Zonas de Segurança | Com controle automático de velocidade via GPS, útil em áreas de alto risco como escolas e hospitais |
Impacto urbano e ambiental
O Novo BRT Leste/Oeste (Eixo Anhanguera), já parcialmente eletrificado, transporta 180 mil passageiros por dia em um corredor de 28 km de extensão total, com 19 estações de embarque e desembarque. A introdução dos biarticulados e articulados elétricos da Volvo trará benefícios diretos, como:
– Eliminação de emissões de CO₂ no trecho operado;
– Redução drástica da poluição sonora no corredor;
– Maior capacidade de transporte sem aumento de frota;
– Conforto térmico e acústico superior para passageiros e operadores;
– Contribuição direta para as metas de descarbonização urbana e para os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil em fóruns internacionais.
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