O ônibus na era da conectividade e da digitalização

As plataformas de vendas de passagens e as metabuscadoras se tornaram grandes aliadas das empresas e dos passageiros, trazendo mais conveniência e modernidade às viagens de ônibus e ajudando a impulsionar o setor

Marcia Pinna

O transporte rodoviário de passageiros passa por um momento bastante positivo em virtude do aquecimento do turismo nacional e dos preços das passagens aéreas. Para aproveitar essa onda favorável para as viagens de ônibus, a digitalização do setor foi fundamental. A venda de passagens on-line se tornou estratégica para conquistar esse passageiro que busca cada vez mais conforto e conectividade.

De acordo com José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus, há dez anos as vendas virtuais correspondiam a uma fatia de 5% a 10% da comercialização de passagens rodoviárias. Hoje, esse percentual já chega a um volume aproximado de 40% do total. “O setor avançou muito desde a pandemia. As operadoras perceberam que sem essa facilidade seria muito difícil fidelizar esse novo passageiro, principalmente em face da concorrência de empresas como Buser, FlixBus e mesmo de viagens compartilhadas como Blablacar”, avalia.

Desde então, os maiores grupos, além de modernizarem os seus sites próprios, começaram a atuar com plataformas digitais em diversos formatos: operadoras virtuais de aplicativos, marketplaces e até plataformas de benefícios e promoções, semelhantes aos programas de milhas no aéreo. E as operadoras perceberam a importância de estarem presentes nos diversos canais, colocando o seu portfólio de viagens nas diversas agências de venda on-line (OTAs), em distribuidoras globais e metabuscadores.

Muitas operadoras desenvolveram suas próprias plataformas em associação com empresas especializadas, que costumam disponibilizar soluções White Label para serem personalizadas. “E estamos entrando em um período de transição com a chegada da Inteligência Artificial (IA) que, com certeza, trará muitas mudanças na forma como o consumidor adquire seus produtos”, comenta o executivo.

Almeida acredita que as operadoras de transporte rodoviário devem disponibilizar o maior número de canais de vendas, seja em seu site, em parcerias com as OTAs, nas agências de viagens e também a comercialização nos guichês das rodoviárias, que ainda representa a maior parte das vendas.

Um mercado em constante transformação

E a inteligência artificial já começa realmente a mudar o cenário. A ClickBus, por exemplo, lançou em 2023, o Click A.I, uma ferramenta que usa a inteligência artificial para ajudar os viajantes a planejarem suas rotas, além de implementar funcionalidades como o compartilhamento e ampliação do número de rotas com base em inteligência de dados.

“Com o uso contínuo de inteligência artificial e machine learnings, continuamos no propósito de transformar a jornada dos viajantes e apoiar empresas do setor em sua jornada de digitalização e modernização”, comenta Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus.

O mercado passa por diversas mudanças com as inovações que surgem em ritmo cada vez mais acelerado. “Nosso time de dados mensalmente apresenta análises sobre o mercado, seja para olharmos possíveis aumentos de buscas por passagens em datas especiais e eventos culturais ou para apresentar novos insights estratégicos, então estamos acompanhando de perto flutuações de buscas e compras de passagens, o que nos ajuda a entender padrões dos viajantes”, detalha Leonardo.

O executivo afirma que o transporte rodoviário vem ganhando, nos últimos anos, mais espaço entre os consumidores. “Para os trajetos de até 100 km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023, segundo uma pesquisa encomendada à Offerwise por nós em parceria com o Google e essa curva deve seguir crescendo, principalmente pelo preço competitivo em comparação com as aéreas e pelos próprios avanços do setor.”

Além do aplicativo e do site, a ClickBus também desenvolveu white labels, para quase 100 empresas, viações e rodoviárias, como a rodoviária do Rio de Janeiro e a do Tietê, em São Paulo. “É um dos nossos braços de negócios que mais cresce desde 2023 e acreditamos que as viações utilizarem plataformas prontas e se conectarem com empresas de tecnologia especialistas no setor é o caminho do futuro no processo de digitalização do rodoviário”, acredita.

Ao longo de 12 anos de operação, a ClickBus disponibilizou iniciativas como o e-ticket, a inclusão de passagens na carteira digital (Google), a parceria com o Google Viagens, a integração com o NuPay e o desenvolvimento de soluções white label para parceiros.

Empresas buscam soluções personalizadas

Fernando Santos, head Comercial da DeÔnibus,avalia que, nos últimos anos, o setor de transporte rodoviário vem amadurecendo digitalmente, muito impulsionado pelo comportamento dos viajantes, que procuram cada vez mais soluções que estejam na palma da mão, e também pela necessidade de capilarização de seus canais de venda e redução de custos. 

“Os viajantes que acessam uma plataforma digital, conseguem ter uma experiência única de encontrar dezenas de viações, horários, tipo de serviços em poucos cliques, além de promoções exclusivas, com uma usabilidade e rapidez diferenciada. Para as empresas, expandir seus canais de venda e exibir sua marca para milhares de viajantes é estratégico para o crescimento. Na DeÔnibus, estruturamos junto com as viações parceiras ações estratégicas com foco em crescimento e rentabilidade”, informa. 

Na avaliação de Santos, a tendência é que operadoras do setor usem plataformas já existentes e também desenvolvam suas próprias soluções. “A tendência é que ambas as estratégias sejam aplicadas pelas operadoras, pois é importante e necessário que tenham o seu inventário em marketplaces, porém ter seu próprio canal de venda on-line forte é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para consolidação da marca e uma diversificação de canais saudável.” 

A DeÔnibus tem foco nas soluções personalizadas de acordo com a necessidade de cada parceiro. “Temos um time de inteligência de mercado e um cientista de dados que nos ajudam a trazer as melhores oportunidades de crescimento para os parceiros. Além disso, desenvolvemos cada vez mais novos canais de venda com foco em novos viajantes, a exemplo da nossa integração com a Moovit, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil”, sublinha.

E a inteligência artificial já faz parte das ferramentas da DeÔnibus. “Como empresa de tecnologia, somos desafiados diariamente a trazer inovação e uma melhor experiência não só para os viajantes, mas para nossos parceiros distribuídos em todo o território nacional. Além da diversificação em canais estratégicos, estamos utilizando fortemente a IA para trazer melhoria de usabilidade em nosso aplicativo e canais de distribuição, na compilação e análise de dados estratégicos, além de melhorias no suporte aos viajantes.”

Segundo a DeÔnibus, menos de 35% das passagens são vendidas on-line. ”Hoje trabalhamos muito forte para mostrar ao mercado as vantagens da compra on-line e a excelente experiência de viajar de ônibus. Temos um time multidisciplinar olhando para tendências, tecnologia e usabilidade e aplicando de forma rápida a partir da escuta ativa dos viajantes”, conta o executivo.  

Leia a reportagem completa em: Technibus 175

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