Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para a América Latina: “O Bus 17-210 G tem alto potencial de aplicação em transporte urbano e vem ao encontro da demanda de gás natural e biometano existente na América Latina”

“A nossa expectativa é de que o mercado de ônibus continue aquecido e em ritmo de retomada no Brasil”, comenta o executivo sobre as perspectivas para 2025

Sonia Moraes

Technibus – Qual a expectativa da Iveco Bus para o mercado de ônibus em 2025?

Danilo Fetzner – A nossa expectativa é de que o mercado de ônibus continue aquecido e em ritmo de retomada no Brasil, com novas entregas do programa Caminho da Escola, novas adesões solicitadas por municípios e secretarias de estado de Educação, e a demanda por vans e ônibus puxada pela recuperação de empresas no pós-pandemia.

Technibus – Qual a novidade da Iveco Bus para este ano?

Danilo Fetzner – Em 2025, estreamos no segmento de chassis de motor dianteiro, com o Bus 17-280, suspensão pneumática. Esse é um veículo muito aguardado pelo mercado e requisito mandatório em capitais como Belo Horizonte, onde já iniciamos test-drive e apresentações em empresas da região metropolitana.Outra novidade é a Daily Minibus 30-160 Escolar, nova versão de entrada com teto baixo da linha que atende principalmente a demanda de profissionais autônomos, acessando garagens e áreas de embarque em que a altura é limitada.

Technibus – O que garantiu o bom desempenho para a Iveco Bus no início deste ano?

Danilo Fetzner – Viemos de um 2024 de crescimento e novas conquistas, nas quais a Iveco Bus registrou avanço de 11,5% em participação nos segmentos em que atua e a marca mais que dobrou o número de emplacamentos. A linha Daily Minibus teve crescimento acima do mercado, com aumento de 20% nas vendas. No programa Caminho da Escola, crescemos em 56% a participação no segmento de micro-ônibus. Tivemos destaque no segmento urbano, com o dobro do volume de emplacamentos, e no segmento Intercity, em que a marca dobrou o market share.

Technibus – Qual segmento será destaque nas vendas da Iveco Bus neste ano?

Danilo Fetzner – Por sermos líderes no fornecimento na atual edição do Caminho da Escola, com mais de 7.100 unidades habilitadas, os ônibus escolares respondem por um volume considerável das nossas vendas. Oferecemos dois modelos de ORE: O Bus 10-190 ORE 2, com motor de 190 cavalos de potência e capacidade para 44 alunos + motorista; e pela primeira vez, o Bus 15-210 ORE 3, com 210 cv de potência e capacidade para 59 alunos + motorista, produzidos no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG).

Technibus – Qual a estimativa da Iveco Bus para o segmento de rodoviários?

Danilo Fetzner – Esperamos que as empresas continuem realizando renovações de frotas adiadas durante a pandemia e com a mudança para o Euro 6. Este é um segmento muito importante para nós, em que é preciso oferecer um produto que não seja somente eficiente, como também flexível e capaz de atender diferentes demandas – sejam linhas rodoviárias, fretamento eventual, excursões ou viagens de turismo. Dentro dessa realidade, fornecemos o Bus 17-280 para empresas intermunicipais na região da Amazônia, onde contar com um chassi potente, robusto, confiável e com menores custos de operação é essencial para os desafios diários da operação local.

Technibus – Como deverá se comportar o segmento de urbano e fretamento?

Danilo Fetzner – O segmento de urbano deve continuar com o programa de renovação de frota estimulado pelo recurso do PAC Seleções e esperamos continuar crescendo nestes segmentos. No segmento de ônibus urbanos, conquistamos a confiança de novos clientes no ano passado, como a Rápido Sumaré, empresa integrante de um dos maiores grupos de São Paulo, que adquiriu 100 unidades do Bus 17-280, para renovação de frota em Piracicaba, no interior paulista. Outra cidade que renovou a frota com a Iveco Bus é Lucas do Rio Verde, no interior do Mato Grosso. A Translocave, empresa que já era cliente da marca, adquiriu 20 unidades do Bus 17-280 ao assumir o transporte urbano do município. Em fretamento, a Rápido Sumaré também renovou a aposta na marca e recebeu, já no início de 2025, mais 47 novos ônibus – 20 unidades do Bus 10-190 e 27 do Bus 17-280, estas últimas distribuídas entre a Rápido Sumaré (18 novos ônibus) e a Transportes Capellini (nove novos ônibus).

Technibus – Como estão as negociações no segmento de urbanos e fretamento?

Danilo Fetzner – Junto ao segmento escolar, com os emplacamentos do Caminho da Escola, o segmento urbano puxa a alta nas vendas da Iveco Bus devido às renovações de frota e novos contratos nos municípios. No segmento de fretamento, continuamos expandindo nossa participação com aumento de portfólio.

Technibus – Como está o ritmo de produção de ônibus na fábrica de Sete Lagoas?

Danilo Fetzner – A nossa produção segue em ritmo acelerado para atender o volume de produção, principalmente do programa Caminho da Escola.

Technibus – Sobre o chassi a gás, quando o modelo 17-210 G feito na fábrica de Córdoba, na Argentina, chegará ao mercado brasileiro?

Danilo Fetzner – Os testes de validação do produto estão em andamento e esperamos disponibilizá-lo em breve ao mercado. O Bus 17-210 G tem alto potencial de aplicação em transporte urbano e vem ao encontro da demanda de gás natural e biometano existente na América Latina, se valendo da infraestrutura de abastecimento já existente nas cidades. Na Argentina, temos 20 unidades do modelo em operação no transporte urbano de Córdoba. 

Technibus – Como a Iveco Bus avalia o segmento de elétricos para o mercado brasileiro?

Danilo Fetzner – Entendemos que o Brasil necessita de soluções factíveis com a política de financiamento da tarifa e a infraestrutura de carregamento existente nos municípios. Com essa visão, desenvolvemos um modelo de chassi elétrico, o 17-E BEV, focado nas características e na realidade da operação brasileira. Nosso conceito de ônibus elétrico é derivado do nosso já conhecido chassi de 17 toneladas, com piso alto e suspensão metálica, soluções que entregam maior robustez e menores custos operacionais para o operador.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também