A Iveco (Industrial Vehicles Corporation) foi fundada em 1975 por meio da fusão de cinco grandes fabricantes europeias de veículos industriais: Fiat Veicoli Industriali (que incluía Officine Meccaniche e Lancia Veicoli Speciali), Unic e Magirus-Deutz
No seu 50º aniversário da fundação, a companhia também celebra a Iveco Bus e seu papel na história global dos veículos de transporte de passageiros, um setor ao qual a marca sempre se dedicou. A marca alia a jovialidade de pouco mais de uma década de Brasil à história de 50 anos de atuação global, com um portfólio de produtos ampliado na América Latina.
A presença global da marca é fundamentada por suas sete fábricas – Sete Lagoas no Brasil, Córdoba na Argentina, Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália –, três centros de Pesquisa e Desenvolvimento e uma extensa rede de concessionários, com mais 1.000 pontos de serviço.
Como resultado dessa visão inovadora, no Brasil a Iveco Bus é líder no fornecimento de ônibus escolares da atual edição do programa Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas, e mais do que dobrou os emplacamentos em 2024, registrando avanço nos segmentos em que atua.
Transporte coletivo de passageiros
De ônibus escolares e urbanos a veículos de fretamento, a Iveco Bus projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos que atendem as necessidades de empresas de transporte privado e autoridades de transporte público em todo o mundo. Com mais de 25 anos de experiência e liderança em fontes de energia alternativa, a marca oferece globalmente uma linha multienergética – que inclui biocombustíveis, gás natural, hidrogênio e veículos elétricos – fornecendo soluções personalizadas para todas as missões e as necessidades específicas de cada região.
Entre as conquistas globais da Iveco Bus estão:
• O desenvolvimento de ônibus “bi-mode”, que combina os benefícios ambientais da tração elétrica com a flexibilidade e a autonomia de um motor térmico, foi iniciado na década de 1980 pela Iveco, com seu modelo bi-mode derivado do ônibus Iveco 471.
• Como pioneira em energias alternativas, a Iveco introduziu os primeiros ônibus a gás natural em 1998 com o CityClass CNG, que seguiu o modelo urbano Iveco 490 TurboCity UR Green.
• Em 2003, na UITP em Madri, a Iveco-Irisbus foi a primeira fabricante a apresentar um ônibus urbano a hidrogênio com o City Class fuel cell. Um modelo foi utilizado durante os XX Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, em 2006, e os IX Jogos Paralímpicos de Inverno.
• A linha Crossway, lançada em 2006, rapidamente se tornou referência no segmento intercity, com mais de 65.000 unidades produzidas. Projetado para transporte urbano, intermunicipal e escolar, e disponíveis em todas as opções de energia, o modelo é fabricado em Vysoké Mýto (República Tcheca).
• No Brasil, o CityClass, em 2009, inseriu a Iveco no mercado de ônibus local. Inicialmente destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), era montado sobre o chassi Scudato 70C16, com flexibilidade e dimensões compactas que o tornaram referência em transporte escolar.
• Em 2010, a fabricante introduziu novos ônibus híbridos diesel-elétricos: o Irisbus Citelis e o Heuliez Access’Bus GX 327 e 427. Lançados na European Mobility Exhibition em Paris, nas versões padrão e articulada, ofereceram economias significativas de combustível em comparação com seus equivalentes a diesel, sendo premiados com “Troféus de Inovação” na categoria “Energia-Ambiente”.
• Em 2013, lançou o Urbanway, primeiro ônibus urbano da marca a receber um motor Euro 6. Está disponível em todas as versões de energia: GNV e híbrido, incluindo trolleybus, bem como versões de alto desempenho, chamadas de Crealis.
• O ano de 2014 marca a chegada da Iveco Bus no Brasil, com o chassi 170S28, voltado a um dos principais segmentos para ônibus no país. Lançado na Fetransrio, no Rio de Janeiro, o modelo de 17 toneladas de PBT era oferecido nas aplicações urbano e fretamento.
• A marca iniciou sua jornada totalmente elétrica em 2015 com o lançamento do Heuliez GX 337 Elec, comercializado como E-Way fora da França. Desde então, a linha elétrica cresceu com a nova geração do E-Way, o modelo a hidrogênio E-Way H2, os elétricos Crossway Low Entry Elec e Crossway Elec, juntamente com o eDaily Minibus. A oferta é complementada pela divisão Energy Mobility Solutions, que apoia a operação de frotas elétricas, para clientes públicos e privados.
• Na Lat.Bus 2024, a Iveco Bus apresentou um aumento de portfólio para a América Latina, com novas versões do Daily Minibus, os chassis BUS 17-280 suspensão pneumática e BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano, e o conceito elétrico 17 E-BEV, com piso normal e suspensão metálica.