Com Podcast do Transporte
O grande assunto da área nos últimos dias é a pesquisa Origem e Destino do Metrô de São Paulo. O Podcast do Transporte ouviu dois grandes especialistas da ANTP – Luiz Carlos Néspoli e Cláudio de Senna Frederico – sobre os resultados desse importante levantamento. Eles acreditam que a pesquisa é um sinal de alerta para transporte público em São Paulo.
Luiz Carlos Néspoli, o Branco, superintendente da ANTP, nos conta que para entender o que gera a redução dos números da mobilidade em São Paulo é preciso olhar para as variações da atividade econômica, mais do que para a mudança de hábitos com o home office.
Vice-presidente da ANTP, Claudio de Senna Frederico defende que para saber o porquê dos números que aparecem na Pesquisa OD, são necessárias pesquisas qualitativas, mas considera importante que o assunto mobilidade ganhe espaço nas discussões.
Os dois especialistas afirmam que os números demonstram que é preciso mais investimentos e dar preferência ao transporte coletivo no espaço da mobilidade, porque senão surgem consequências como o crescimento do mototáxi, que pode até ser uma alternativa relativamente atraente, mas muito perigosa.
Fetpesp pede para entrar no processo contra mototáxi
De volta ao assunto da tentativa de entrada do serviço de moto por aplicativo em São Paulo. Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, mostra a importância da entrada da Fetpesp como participante do processo do prefeito Ricardo Nunes contra Uber e 99.
É uma iniciativa inédita entre as empresas transportadoras, que apontam que a atividade dos mototáxis não afeta apenas a segurança, mas também o trânsito, o meio ambiente e o equilíbrio econômico dos contratos de transporte coletivo.
Vibra será fornecedora exclusiva de lubrificantes para a Mercedes-Benz
Márcia Pinna, editora da Technibus, conta da sua entrevista com Thiago Veiga, gerente de desenvolvimento de produtos lubrificantes da Vibra, que quer aumentar a presença da marca Lubrax no mercado de transporte de passageiros por ônibus. A empresa também informou, em primeira mão à Technibus, que será a fornecedora exclusiva para a Mercedes-Benz do primeiro abastecimento de lubrificantes para diferenciais/eixos dos ônibus e caminhões produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo.
As prioridades do transporte público perdem para minorias barulhentas
Em seu editorial nesta edição do Podcast do Transporte, Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte e nosso apresentador, aponta que minorias barulhentas, como os comerciantes locais, conseguem evitar a instalação de faixas exclusivas para ônibus nas nossas cidades, sob a justificativa de perda de vagas para seus clientes.
Assim, as prioridades da coletividade, como uma mobilidade mais rápida e pontual, acabam sendo negadas por causa de “reclamões” que fazem mais barulho e acabam atendidos pelas prefeituras. Pelegi aponta que se todos mantivessem firmes em seu projeto de cidade, os interesses poderiam ser conciliados.
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br. Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.