A Volvo Financial Services (VFS), divisão financeira do grupo Volvo, encerrou 2024 com R$ 24,6 bilhões em sua carteira de clientes ativos. É o maior volume da história da empresa, com aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior. “Foi um ano recorde em carteira total, em vendas de consórcio, em volume de locações e vendas de seguros”, disse José Olimpio Francisco, vice-presidente de vendas da VFS Brasil, durante evento realizado em São Paulo.
A instituição alcançou R$ 6,2 bilhões em novos negócios em 2024 – somado ao financiamento via banco e locadora –, o que permitiu participar em um de cada três das entregas de veículos do Grupo Volvo ao mercado no ano passado. “Isso é relevante; o ano passado houve maior oferta de crédito do que o ano anterior, apertou um pouco no fim do ano, mas avançamos e chegamos a 40% de participação nos últimos meses”, revelou o vice-presidente da VFS. Comparado com 2023, quando os novos negócios chegaram a R$ 6,8 bilhões, a retração foi de 8%.
As linhas mais utilizadas foram o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que representou 55% no financiamento de caminhões e 52% no financiamento de ônibus; e o Finame, que teve 45% de participação em caminhões e 48% em ônibus. No ano passado o banco Volvo foi o maior operador da linha Finame do BNDES, entre as instituições financeiras ligadas às montadoras de veículos comerciais. “Isso mostra a força da oferta diversificada de produtos do Grupo Volvo e reforça a parceria do banco com o BNDES na oferta de crédito ao mercado no nosso segmento”, comentou Olimpio.
A instituição terminou 2024 com 3% de inadimplência, índice considerado razoável pelo vice-presidente da VFS, embora seja superior ao registrado em 2023. “Isso mostra que a variação no preço das commodities, aumento do custo operacional e a pressão nas taxas de juros, fizeram com que os clientes enfrentassem maiores dificuldades no seu fluxo de caixa”, destacou Olimpio. “É uma situação estável, mas requer atenção.”
Consórcio
O Consórcio Volvo teve um crescimento de 20% no total de cotas vendidas e alcançou R$ 2,7 bilhões de crédito vendidos no ano passado. “Isso representa que mais clientes estão entrando no negócio de consórcio e acreditando na nossa marca, na nossa administradora para fazer os investimentos na renovação de frota”, comentou Olimpio.
Com este valor, a VFS fechou 2024 com R$ 7,3 bilhões em crédito contemplados e não contemplados. “É a maior carteira nestes 31 anos de história do consórcio Volvo”, revelou o vice-presidente do banco. “O consórcio é um produto que se fortalece nos momentos de taxas de juros mais altas e as expectativas são boas para novos negócios, pois essa ferramenta de aquisição de caminhão tende a sobressair neste ano.”
Com prazos de até 100 meses, o Consórcio Volvo é um dos poucos com sorteio mensal transmitido ao vivo mensalmente, o que mostra a transparência da administradora e reforça a grande confiança do mercado.
Locação
A Locadora Volvo fechou 2024, seu segundo ano de operação, com crescimento de mais de 50% no número de novos contratos ativados de caminhões, ônibus e implementos e 50% na carteira total, alcançando 1.000 ativos contratados.
“O conceito da locadora de entregar ao mercado de caminhões e ônibus com serviço integra todas as soluções da marca com veículo, manutenção, seguro, administração da frota, deixando o cliente mais disponível e facilitando a vida dele no atendimento aos seus próprios clientes”, afirmou Olimpio.
Na Locadora Volvo a maior procura é por caminhões. “Do total de ativos que temos hoje, algumas dezenas são ônibus”, destacou o executivo.
Seguros
Na área de seguros, a Corretora Volvo teve crescimento expressivo no número de apólices contratadas, com pouco mais de 28%, e um avanço de mais de 25% em itens contratados. Mesmo com a redução no valor dos preços médios dos prêmios, em torno de 15% a 17%, houve aumento na venda de apólices em 2024, alcançando um faturamento de R$ 172 milhões em prêmio, o que também é um recorde histórico e mostra a confiança que os clientes estão depositando na corretora Volvo para cuidar do seu patrimônio”, destacou o vice-presidente da VFS.
Olimpio comentou que o Seguro Conectado Volvo, lançado na Fenatran, é uma inovação no mercado, integra todos os benefícios da marca, os atributos de segurança do veículo, a manutenção contratada pelo cliente e todos os benefícios da conectividade, fazendo com que o cliente se beneficie do uso de toda essa tecnologia e serviços para reduzir o seu prêmio médio de seguro, que impacta no seu custo total de operação da sua própria frota. “Ao longo do ano pela análise e melhoria do serviço pode alcançar uma redução de até 30% no valor do seu prêmio.”
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