Com Adamo Bazani, do Diário do Transporte
A prefeitura de São Paulo entregou 100 ônibus elétricos nesta quinta-feira (23/01). O investimento totalizou R$ 213 milhões, com subvenção destinada à aquisição de modelos básico e padron, que irão operar em diversas regiões.
“A entrega de mais 100 ônibus elétricos para a cidade representa um avanço muito grande, pois 64% do dióxido de carbono que é emitido em São Paulo é proveniente dos sete milhões de carros e de 1,3 milhão de motos que circulam por dia e, além disso, 55% são provenientes dos ônibus”, apontou o prefeito Ricardo Nunes, destacando que a administração municipal também está substituindo os caminhões que fazem a coleta do lixo e adquirindo veículos elétricos para a guarda civil metropolitana.
Nunes afirmou também que a frota de ônibus elétricos deve chegar a 600 unidades em 2025 e justificou a proibição de modelos a diesel. Confira a entrevista ao Diário do Transporte:
Do total entregue, 60 são da BYD, modelo BYD D9W, com 12,8 metros de cumprimento. Com tempo médio de recarga de duas a três horas, os veículos têm um consumo de energia eficiente, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a diesel. O modelo oferece uma autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para 80 passageiros sentados. Outro diferencial é o sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, reduzindo ainda mais o consumo geral. Já o design Low Entry elimina degraus, facilitando o embarque.
Segundo o prefeito, a entrega dos novos veículos faz parte de um esforço contínuo para expandir a frota elétrica e contribuir com a melhoria da qualidade do ar e da mobilidade urbana. Com a chegada desses 100 ônibus, a frota de veículos elétricos da cidade chega a 428 unidades, além de 201 trólebus já em operação. Juntas, essas frotas totalizam 629 veículos sustentáveis.
“São ônibus sustentáveis e que certamente irão colaborar para melhorar a vida de todos os cidadãos paulistanos. São oito mil toneladas de gás carbônico que a cidade deixa de emitir”, contou o secretário de mobilidade urbana e transporte, Celso Caldeira.
Distribuição por região
Os novos ônibus elétricos serão distribuídos pelas operadoras de transporte público da cidade e atenderão diferentes regiões da capital. A zona oeste receberá 47 novos veículos operados pela Transcap. A zona leste também terá um reforço significativo, com a entrega de 40 ônibus operados pela Express. A zona norte terá 12 novos ônibus operados pela NorteBuss, enquanto a zona sul receberá um veículo operado pelo Consórcio KBPX.
Todos os ônibus possuem ar-condicionado, conexão de internet por wi-fi e área para carregar celular por USB.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do transporte coletivo e da Mobilidade.