A Výhybkárna a strojírna (DTVS), sediada em Prostějov (República Tcheca), lançou um projeto de pesquisa com duração de três anos com o objetivo de desenvolver um protótipo do primeiro desvio ferroviário autônomo do país. Os desvios, que permitem que os trens troquem de trilhos, estão entre os componentes mais estressados da infraestrutura ferroviária. Atualmente, eles são inspecionados e mantidos manualmente.
O novo sistema de diagnóstico autônomo deve ser implementado em redes ferroviárias convencionais e de alta velocidade. “Por exemplo, em ferrovias de alta velocidade, a manutenção e a inspeção de rotina não podem ser realizadas tradicionalmente, pois a presença de trabalhadores nos trilhos durante a operação é proibida. Portanto, componentes críticos da infraestrutura ferroviária, como desvios, precisam ser equipados com sistemas de diagnóstico confiáveis, capazes de prever as necessidades de manutenção com antecedência. Isso garante operações de manutenção eficientes com impacto mínimo nas operações de trem”, explica Marek Smolka, CEO da DTVS.
Ele acrescenta: “Este projeto exclusivo economizará recursos financeiros e reduzirá a força de trabalho
necessária para a manutenção da infraestrutura ferroviária. Outro benefício importante é a segurança dos funcionários, pois as inspeções físicas conduzidas durante as operações hoje ocorrerão no futuro apenas quando o sistema sinalizar a necessidade de intervenção. Os desvios autônomos também ajudam a evitar falhas potenciais e interrupções de serviço não planejadas, melhorando assim a confiabilidade das operações de trem ao garantir a confiabilidade da infraestrutura ferroviária”.
O sistema detectará, por exemplo, desgaste nas partes mais estressadas de uma peça, deformação ou
defeitos de superfície nos trilhos por meio de sensores instalados no desvio, que capturarão vibrações conforme os trens passam. Um sistema de software inteligente analisará mudanças nesses sinais ao longo do tempo para identificar condições indesejáveis que exigem inspeção ou manutenção. Como o objetivo é fazer a transição da manutenção corretiva e preventiva atualmente prevalente para a manutenção preditiva, o software de avaliação também determinará o momento ideal para intervenções específicas de manutenção futura. Isso permitirá que os gerentes de infraestrutura ferroviária planejem a manutenção de forma mais eficaz.
A empresa se baseia em uma fase anterior focada no diagnóstico de componentes de desvio fixos. Agora, pesquisadores e designers se concentrarão em peças móveis. O objetivo final é criar um sistema capaz de monitorar continuamente a condição técnica dos desvios ferroviários e sinalizar a necessidade de intervenção de manutenção.
Os parceiros do projeto de pesquisa incluem a Universidade de Tecnologia de Brno (Faculdade de Engenharia Civil e Faculdade de Engenharia Mecânica) e a Universidade de Pardubice (Faculdade de Transporte Jan Perner).
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