Ruben Bisi, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus): “As encarroçadoras vão começar 2025 em ritmo acelerado”

Segundo o presidente da Fabus, as fábricas estão com muitos pedidos para janeiro e o maior volume são de modelos rodoviários, que costumam um pico elevado de produção nesta época do ano

Sonia Moraes

Technibus – Qual a expectativa da Fabus para o mercado de ônibus em 2025?

Ruben Bisi A expectativa é que o próximo ano seja bom para o mercado de ônibus, mas tudo vai depender como irá se comportar a economia, qual será a taxa de juros praticada pelos bancos e como será o contingenciamento do governo federal.

Technibus – Como as encarroçadoras vão para começar o próximo ano?

Ruben Bisi As encarroçadoras vão começar 2025 em ritmo acelerado. As fábricas

fábricas estão trabalhando próximo do limite da capacidade devido aos muitos pedidos para janeiro e o maior volume são de modelos rodoviários, que têm um pico elevado de produção nesta época por causa das festas de fim de ano e das férias.

Technibus – Qual a expectativa para o mercado de urbanos?

Ruben Bisi As empresas esperam bom desempenho do segmento de urbanos, que tem maior representatividade na produção total, chegando a mais de 10 mil unidades anual, e precisam recuperar a idade média, que está entre sete e oito anos quando deveria ser de cinco anos.

Technibus – Como foi o desempenho dos urbanos em 2024?

Ruben Bisi Em outubro os ônibus urbanos tiveram crescimento de 35% na produção, com 1.027 unidades, mas nos dez meses do ano as compras de urbanos atingiram 7.990 unidades, com 11,36% de queda em relação aos 9.015 veículos do mesmo período de 2023. Isso ocorreu porque as empresas receberam o auxílio das prefeituras, mas tiveram aumento de custos com a alta dos juros e reajuste no preço dos combustíveis.

Technibus – Em 2024, como deverá fechar o mercado de ônibus?

Ruben Bisi A expectativa da Fabus é que o mercado de ônibus feche o ano com crescimento 20%, atingindo 23 mil unidades produzidas.

Technibus – É a mesma previsão feita no início do ano?

Ruben Bisi Sim. É a mesma previsão feita no início de 2024. Houve uma revisão em agosto, com estimativa de crescimento menor, de 15%, por causa do volume baixo de compras do Caminho da Escola e a lentidão do PAC Seleções, que tinha previsão de comprar 5.311 ônibus urbanosDepois que o Caminho da Escola ganhou tração, a partir de julho, o mercado de ônibus começou a melhorar.

Technibus – Qual foi o resultado alcançado até outubro deste ano?

Ruben Bisi De janeiro a outubro deste ano foram produzidos 19.486 ônibus e deste total, 17.138 unidades foram destinadas ao mercado interno, 19,45% a mais que em igual período de 2023 e mais do que o dobro de 2021, quando chegou a 8.000 veículos. Após as eleições teve destravamento de verbas parlamentares e aumentou as compras de ônibus do Caminho da Escola.

Technibus – Qual a expectativa para o segmento de escolares?

Ruben Bisi As expectativas para os escolares são positivas e estesegmento vai puxar a produção de ônibus até o fim deste ano. Em outubro de 2023 as encarroçadoras haviam produzidos 271 micro-ônibus e em outubro deste ano aumentou para 563 veículos por causa da demanda do Caminho da Escola. Os meses de novembro e dezembro serão bons para os micro-ônibus. Somente de modelos da Volare teremos 1.000 unidades até o fim do ano para o Caminho da Escola.

Technibus – Como está o mercado de turismo?

Ruben Bisi O setor de turismo está comprando mais ônibus neste ano, pois com as passagens aéreas elevadas, o passageiro está privilegiando viajar de ônibus. Por isso, as empresas investiram para atrair o passageiro do avião e do automóvel, oferecendo ônibus mais confortáveis, mais seguros e com serviço de bordo.

Technibus – E o mercado de fretamento?

Ruben Bisi O mercado de fretamento também está promissor por causa da queda no desemprego. Com o ritmo de contratação maior neste ano, as indústrias estão comprando novos ônibus para transportar seus funcionários. Além disso, temos o PIB mostrando resiliência e crescendo.

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