Technibus – Qual a previsão da Marcopolo para o mercado de ônibus em 2025?
Ricardo Portolan – O mercado brasileiro de ônibus tem potencial para crescer em torno de 10% em 2025, mas o desempeno vai depender de fatores como a elevação no ritmo de pedidos para o Programa Caminho da Escola e a continuidade da renovação de frota, tanto no segmento de rodoviários quanto no de urbanos.
Technibus – No Brasil, qual segmento terá maior demanda no próximo ano?
Ricardo Portolan – Entendemos que, historicamente, o segmento de urbanos é o que demanda maior volume de ônibus ao longo do ano. Para 2025, acreditamos que essa tendência será mantida.
Technibus – E no exterior, que modelo de ônibus terá maior demanda no próximo ano?
Ricardo Portolan – No caso da Marcopolo, o maior volume de ônibus exportados é do modelo rodoviário, como os ônibus da Geração 8, sobretudo para países da América Latina e África.
Technibus – O que poderá interferir no mercado de ônibus em 2025?
Ricardo Portolan – A elevação das taxas de juros, aumento da inflação e a restrição ao crédito são fatores que podem interferir na renovação de frota dos operadores brasileiros. Por outro lado, a desvalorização do real frente ao dólar pode fazer com que o produto brasileiro seja mais competitivo no mercado internacional. A reforma tributária e os investimentos do governo em infraestrutura e nos programas para desenvolvimento da indústria automobilística podem incentivar investimentos em produção e modernização, o que trará bons reflexos para a indústria brasileira do ônibus.
Technibus – O mercado interno continuará demandando mais ônibus do que o mercado externo?
Ricardo Portolan – Com certeza. A demanda interna está aquecida e robusta. O Brasil é e continuará sendo o principal mercado consumidor da América Latina. Por mais que elevamos as exportações, a demanda externa não se compara à demanda nacional e a venda para clientes de outros países acaba sendo sempre um processo mais longo.
Technibus – Como a Marcopolo avalia o mercado de ônibus no Brasil e no exterior?
Ricardo Portolan – Na visão da Marcopolo há grande potencial para o crescimento do mercado de ônibus, no Brasil e no exterior. A busca pela mobilidade sustentável, pela descarbonização do transporte e por modais mais eficientes fazem com que o ônibus seja uma ótima opção para o transporte rodoviário e urbano. No Brasil, a expectativa de maiores volume para o programa Caminho da Escola pode resultar em um volume produtivo crescente para os próximos anos. No exterior, sobretudo nos mercados onde a companhia atua, também existem perspectivas de crescimento.
Technibus – Como a Marcopolo avalia o mercado de ônibus em 2024?
Ricardo Portolan – A perspectiva da Marcopolo para o mercado brasileiro em 2024 é de crescimento de cerca de 10%. O mercado deverá fechar o ano com cerca de 22 mil ou 23 mil unidades. A expectativa da companhia é manter o seu market share de cerca de 50%.
Technibus – O que contribuiu para o crescimento do mercado de ônibus neste ano?
Ricardo Portolan – O que está contribuindo para o crescimento do mercado brasileiro este ano é a renovação de frota dos operadores do segmento de rodoviários, a manutenção do bom desempenho do segmento de fretamento e o crescimento no setor de micros. O desempenho de vendas para o programa Caminho da Escola está abaixo do esperado, fazendo com que o aumento do mercado seja menor do que o
esperado.
Technibus – Qual modelo da Marcopolo teve maior destaque neste ano?
Ricardo Portolan – Sem dúvidas, os modelos da Geração 8, com grande volume de double deckers produzidos.
Technibus – Como foi a atuação da Marcopolo no mercado externo em 2024?
Ricardo Portolan – Como mencionado, as operações da companhia vêm apresentando bom desempenho, de acordo com cada mercado. As nossas operações no exterior, China, África do Sul e Austrália cresceram, respectivamente, 81,8%, 44,6% e 32,7% no primeiro semestre de 2024. O Mexico apresentou desempenho estável e a Argentina foi a única operação que teve desempenho negativo.