O tempo passa. Já faz meio século que o prefeito Jaime Lerner colocou os ônibus de Curitiba para rodar em canaletas exclusivas, agilizando muito o transporte coletivo. Era o lançamento do Bus Rapid Transit (BRT), um modelo de transporte com pistas segregadas para ônibus que já havia sido experimentado aqui e ali, mas que tomou sua feição definitiva a partir das normas criadas na capital do Paraná.
No Podcast do Transporte desta semana trazemos duas visões muito complementares do cinquentenário do BRT. A editora da revista Technibus, Márcia Pinna,foi a Curitibaacompanhar o seminário organizado pela UITP, que homenageou a experiência da capital paranaense como a matriz do modal. E também discutiu o futuro do transporte de média capacidade frente às grandes tendências do setor de transporte, como a eletrificação.
Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, resume neste episódio o amplo levantamento que publicou sobre o BRT. Ele conta que a sigla virou queridinha das administrações municipais e em seu nome, foram batizados muitos corredores adaptados, mas sem as caraterísticas que garantem efetividade no transporte. E fala sobre a eletrificação dos sistemas BRT, que já está em andamento em grandes capitais do Brasil. O jornalista destaca que, em São Paulo, por exemplo, a rede de BRT ainda é muito menor do que o necessário.
Os eventos da OTM Editora que deverão agitar o mercado em 2025
Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora (Technibus) e responsável pelo evento dos Maiores do Transporte e Melhores do Transporte faz um balanço da grande festa de premiação. Lembra também do sucesso da Lat.Bus 2024 e antecipa quais os eventos que agitarão o mercado no próximo ano. Vêm aí o seminário da NTU, o evento de fretamento da Fresp e Anttur, e a Arena ANTP, eventos focados em conteúdo relevante para o mercado.
O injustiçado trólebus
O jornalista especializado e nosso apresentador, Alexandre Pelegi, foca num outro meio de transporte que tem sido condenado injustamente: o trólebus. Juntamente com o bonde, este meio foi condenado e desapareceu de muitas cidades. Pelegi lembra que os trólebus fizeram parte de planos que visavam dar soluções integradas para o transporte, mas que perderam espaço para os carros, o que piorou mais ainda o trânsito e a poluição.
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br. Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP