Technibus – Como a Frasle Mobility espera fechar em 2024?
Anderson Pontalti – Considerando o primeiro semestre do ano, celebramos o aumento de 3,6% na receita líquida, crescimento tímido quando comparado ao mesmo período do ano anterior, mas de importantes avanços na trajetória estratégica da companhia, como a celebração do contrato de aquisição da Kuo Refacciones, que após aprovação pelos órgãos reguladores, fortalecerá ainda mais a posição da Frasle Mobility no atendimento global no mercado de reposição.
Technibus – Como a Frasle Mobility avalia no ano de 2024?
Anderson Pontalti – Tem sido um ano relevante para a companhia, em que mantemos a confiança no modelo de negócio e na competência das nossas pessoas.O ano de 2024 foi marcado pela consolidação do posicionamento de marca institucional, reforçando a estratégia de negócio da Frasle Mobility, apresentada no ano passado, como uma empresa global focada na segurança e na inovação em seus produtos e serviços, por meio de soluções completas para os clientes e parceiros – e que engloba as marcas ícones de produtos Controil, Fremax, Nakata e Fras-le, pioneira, líder mundial em materiais de fricção e que chega aos 70 anos.
Technibus – O que a empresa destaca de mais relevante neste ano?
Anderson Pontalti – Os últimos meses concentraram fatos que influenciaram os resultados gerais, impactando em números negativos, na comparação com períodos anteriores. Em abril, companhia tomou a dura decisão de encerrar a operação fabril da Fanacif no Uruguai, o que carregou no resultado efeitos não recorrentes, mas que serão compensados pela otimização do footprint. Adicionalmente, às operações localizadas na Argentina impactaram os resultados em decorrência de efeitos inflacionários. No mês de maio, as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul prejudicaram parte dos negócios no Estado, além de impactos na cadeia logística. Mas, para além dos negócios, as comunidades foram profundamente afetadas. Mantivemos acompanhamento aos colaboradores afetados pelas enchentes, com ações emergenciais, atendimento psicológico e apoio financeiro, em uma série de realizações organizadas juntamente com a Randoncorp.
Technibus – No primeiro semestre de 2024 o lucro líquido da empresa ficou 20,2% abaixo dos seis meses de 2023, com R$ 150,5 milhões, mas a receita líquida aumentou 3,6%, chegando a R$ 1,8 bilhão. O que explica esse resultado?
Anderson Pontalti – O cenário desafiador argentino, um mercado relevante e estratégico para nossos negócios, explica os números. Embora a inflação na Argentina esteja mais controlada recentemente, ela continua alta, elevando os custos operacionais e pressionando as margens de lucro. A instabilidade econômica e a redução na demanda dos consumidores, somadas à necessidade de redução dos preços, têm impactado negativamente nossas vendas e lucros na região.
Technibus – Como foram os negócios da empresa?
Anderson Pontalti – Apesar desses efeitos, nossas operações, de modo geral, mantiveram produção e vendas aquecidas, reflexo da estabilidade na média de veículos que passaram pelas oficinas no primeiro semestre de 2024. Outro dado interessante, foi a pesquisa da Central de Inteligência Automotiva (Cinau), apontando que a qualidade e confiança superam preço na escolha de peças pelos reparadores, o que nos coloca em evidência, uma vez que nossas marcas são reconhecidas por estes atributos.
Technibus – A Frasle Mobility se destacou na premiação da Maiores do Transporte & Melhores do Transporte por apresentar bom desempenho financeiro em 2023. A que a empresa atribui esse bom resultado?
Anderson Pontalti – O ano de 2023 foi histórico para a Frasle Mobility, com um novo ciclo de expansão em execução e uma importante jornada de captura de sinergias entre os nossos negócios e operações sustentáveis e equilibradas, nas diferentes localidades em que estamos presentes. Os resultados atestam a assertividade da nossa estratégia. No entanto, sem o forte trabalho feito por cada um de nossos colaboradores, a companhia não teria atingido resultados tão expressivos.
Technibus – O que a empresa destaca de relevante?
Anderson Pontalti – A Frasle Mobility alcançou resultados recordes em 2023, com receita líquida consolidada chegando a R$ 3,4 bilhões, montante 10,8% maior do que o registrado no ano anterior. Se acompanharmos o histórico recente, veremos que a companhia cresceu quase duas vezes e meia nos últimos cinco anos. Em especial no último ano, mesmo diante de um contexto macroeconômico desafiador, sustentamos um crescimento equilibrado em nossas operações, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Technibus – Como foi o mercado externo?
Anderson Pontalti – Analisando especificamente a receita no mercado externo, o cenário também é positivo. Tivemos alta de 4,8% em comparação com 2022. São números impulsionados pela manutenção do desempenho de vendas na América do Norte e a maior participação nos mercados europeus, potencializados com a aquisição da AML Juratek, no Reino Unido. Também contribuiu o lançamento de produtos e investimentos em inovação. Aqui, o destaque é para a criação da Composs, evolução da marca Smart Composites, lançada em 2021 para habilitar novas tecnologias focadas em materiais compósitos estruturais.