A Mercedes-Benz começa a preparar a sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para ampliar a produção de ônibus elétricos. Em evento realizado hoje (25/11) com a presença da imprensa especializada, foi constatado em uma área da linha de montagem o início das obras para abrigar a produção dos novos modelos elétricos. O encontro foi realizado para mostrar a evolução da marca, com a apresentação do modelo rodoviário monoblobo 0321 HL, com motor diesel de 120 cv de potência e câmbio de cinco marchas, do modelo a diesel 0500 U e do elétrico eO500U.
O valor a obra de ampliação da área destinada à produção de elétricos não foi revelado, mas a montadora informou por meio de nota que tem investido em sua transformação e atividades para pavimentar o caminho até 2030. “Decisão que está em linha com as necessidades futuras do transporte coletivo e de cargas.”
Com implantação do conceito de Indústria 4.0, a Mercedes-Benz modernizou toda a estrutura de produção de ônibus, garantindo maior agilidade nos processos, o que fez aumentar em 15% a capacidade da linha de montagem e em 20% as operações logísticas internas, segundo informou Alexandre Nunes, gerente da linha de produção.
Na fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz produz ônibus de acordo com a demanda do mercado, volume que pode variar mensalmente. Em geral são produzidos 80% de modelos urbanos e 20% de rodoviários.
No pátio da fábrica, a empresa já há alguns estoques de ônibus elétricos prontos que serão entregues aos operadores do sistema de transporte coletivo de São Paulo por meio da SPTrans. Para a cidade de São Paulo, a Mercedes-Benz tem 200 unidades de modelos elétricos vendidos.
Em um trajeto pela fábrica andamos no modelo eO500U totalmente adaptado para testes. “Este veículo é constantemente avaliado pela equipe de engenharia. Realizamos testes de dirigibilidade, de freio, de velocidade, avaliamos como se comporta em curva, além de durabilidade”, explicou Fernando Prudêncio, engenheiro de marketing de produto na área de mobilidade elétrica. Este ônibus tem duas baterias na parte traseira e no teto pode ter de uma a quatro baterias. “A vantagem para o cliente é que ele consegue escolher a quantidade de baterias que é mais favorável para a sua operação”, disse Prudêncio.
A bateria que equipa os ônibus elétricos da Mercedes-Benz é da Akasol, que pertence a BorgWarner. É importada da Alemanha e a montagem é feita na fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo. “Quatro baterias garantem autonomia de 200 a 220 quilômetros e cinco baterias a autonomia varia de 250 a 270 quilômetros, dependendo da dinâmica da operação”, explicou o engenheiro.