A 55ª edição do Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Technibus e Transporte Moderno, traz os trabalhos que mais se destacaram nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, metropolitano de passageiros e transporte de cargas. Os projetos são avaliados em diversos aspectos, como estética, originalidade e atualidade, segurança, praticidade, identificação da marca e promoção dos serviços e produtos oferecidos. Os vencedores recebem a premiação durante o evento “Maiores do Transporte e Melhores do Transporte”, realizado anualmente pela OTM Editora.
No transporte rodoviário de passageiros, a Viação Cometa é a primeira colocada. Em segundo lugar, vem a Aguiar Locação, e na terceira colocação está a Viação Rápido D’Oeste. No metropolitano de passageiros, a vencedora é a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), de Porto Alegre, com o E-Bus POA. No rodoviário de cargas, o destaque é a Smart Logística.
A sofisticação e o cuidado dos projetos inscritos nesta edição do concurso indicam que o setor de transporte – tanto de passageiros e quanto de carga – vive um momento de otimismo e está preparado para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Tecnologia, transição energética, sustentabilidade, conforto e protagonismo do passageiro são conceitos que fazem parte das discussões atuais sobre os rumos do transporte e foram artisticamente traduzidas em belos designs.
“Mais uma vez, as empresas de transporte mostram que estão sintonizadas com o que existe de mais moderno no mercado. Os trabalhos apresentados neste ano conseguem conciliar muito bem esse olhar para o futuro com um grande respeito ao passado e à tradição das empresas”, comenta Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.
Rodoviário de Passageiros-
A Viação Cometa, do Grupo JCA, fica com o primeiro lugar entre as empresas de transporte rodoviário de passageiros, com uma proposta elaborada por Luiz Antônio Misse Mota, do Missemota Arquitetura e Design. A mudança na comunicação visual também se estende à outra empresa do grupo, a Expresso do Sul. As duas empresas apresentam as mesmas características visuais e as mesmas cores, mas com suas próprias assinaturas.
“O projeto de rebranding da Viação Cometa aconteceu de forma a atender às novas demandas do negócio. Jovialidade é um dos novos atributos da marca e, antes mesmo de ser idealizado, há tempos imaginamos que deveria ser um valor percebido pelos clientes da empresa”, conta o designer.
As cores em tons flúor foram inseridas na nova comunicação visual para trazer uma ideia de liberdade para a marca, antes restrita às cores institucionais em sua comunicação. Elas também contribuem com o imaginário do universo espacial com luz, sombra, astros e movimento, segundo Misse Mota. “Vivemos experiências marcantes com três gerações da família JCA. E o mais bacana de tudo nesse trabalho foi a participação da quarta geração que foi decisiva para acolher a proposta mais divertida”, comemora.
Com 76 anos de história, a nova pintura da Cometa representa os novos tempos para uma empresa que está sempre em movimento, adaptando-se e evoluindo. “As cores escolhidas trazem mais leveza para o conjunto e representam diferentes astros em passagem pelo nome Cometa, uma alusão às marcas que as pessoas deixam ao interagir de diferentes formas com a empresa”, observa o designer.
Marcelo Antunes, conselheiro do Grupo JCA, destaca que a Viação Cometa recebe o prêmio com muita alegria e orgulho. “A nova identidade visual é resultado da transformação pela qual a empresa vem passando nos últimos anos, trazendo a modernização cada vez mais para a jornada do usuário. Protagonismo, diversidade, jovialidade e tecnologia são os atributos que a Viação Cometa trouxe para os seus ônibus, representados por meio dos círculos presentes na nova marca e somando-os aos já consolidados posicionamentos de conforto, segurança e pontualidade. A nova logomarca é a tradução de todo esse caminho percorrido, com componentes que remetem à nossa riquíssima história, sempre de olho no futuro”, ressalta o executivo.
Em segundo lugar, no mesmo segmento, está a Aguiar Locação, com um trabalho realizado por Jorge Andrade. A empresa, genuinamente maranhense, tem se destacado em nível nacional, com uma série de serviços diferenciados e inovadores. A primeira suíte prime dentro de um ônibus é um exemplo: o passageiro pode viajar confortavelmente deitado, como se estivesse em uma cama de hotel.
Para a criação da comunicação visual da companhia, a inspiração foi exatamente a ousadia e a criatividade na prestação do serviço. “Com esse perfil expressivo como referência, desenvolvemos um projeto de identidade visual que representa a experiência de sofisticação, além dos elementos diferenciais e das inovações que são oferecidos para os clientes e passageiros”, conta o designer Jorge Andrade.
O sofisticado preto metálico foi escolhido como cor predominante e tem por objetivo destacar o luxo e o conforto dos veículos. “As variações de cores vibrantes diferenciam os diferentes veículos da frota e o tipo de serviço, e se destacam por onde passam”, complementa Andrade. Além de atuar no transporte de linhas rodoviárias regulares, a Aguiar Locação opera no setor de fretamento, locação e turismo.
A Rápido D’Oeste é a terceira colocada na categoria transporte rodoviário de passageiros, com uma proposta assinada por Laion Pereira Brezolin e Filipe França Lopes. O projeto da comunicação visual dos novos ônibus da empresa busca resgatar a sua essência e a sua história, homenageando os primeiros veículos da frota, que traziam linhas geométricas em azul e amarelo.
“Essas cores e formas tornaram-se símbolos que acompanham gerações, mantendo a empresa conectada ao longo do tempo. Ao revitalizar essa identidade visual, estamos oferecendo um tributo à nostalgia, enquanto renovamos nosso com um futuro próspero para todos que nos acompanham. O novo design reflete essa transição e representa não apenas o nosso serviço de transporte, mas também os sonhos e as memórias de todos que já viajaram conosco”, comentam os idealizadores da proposta.
Segundo a Rápido D’Oeste, o conceito da nova pintura foi cuidadosamente desenvolvido para unir tradição e modernidade, mantendo as linhas e as cores que marcaram o passado e, ao mesmo tempo, apresentando um visual atualizado e acolhedor. “Esse projeto não é uma simples pintura: é um símbolo da jornada que percorremos e do caminho que queremos trilhar, lado a lado com nossos passageiros e colaboradores.”
Localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa atende mais de 40 cidades em todo o estado, além de marcar presença no fretamento e turismo.
Metropolitano de passageiros-
No segmento de transporte metropolitano de passageiros, o projeto E-Bus POA, da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), de Porto Alegre, foi considerado o melhor trabalho. De acordo com a presidente da ATP, Tula Vardaramatos, o projeto surge como um marco na nova forma de pensar e conduzir a mobilidade nas grandes cidades.
“Os primeiros ônibus elétricos em operação na capital gaúcha reforçam o comprometimento do poder público e das empresas em qualificar o serviço de transporte coletivo, aumentando o conforto oferecido aos cidadãos através da adoção de novas tecnologias e da renovação de frota. Os clientes e usuários, por sua vez, se sentem valorizados e priorizam o uso deste meio de transporte. A cidade como um todo ganha em fluidez no trânsito, qualidade ambiental e melhoria do bem-estar de todos”, complementa a executiva.
Segundo Roberto Sganzerla, idealizador do design em parceria com Agência ComTato, para representar essa quebra de paradigma, foram escolhidas cores e grafismos para os ônibus elétricos que rompem com o padrão adotado pelos veículos em operação na cidade. O verde e o lilás são as cores predominantes.
O verde como cor de fundo do veículo tem como objetivo representar a sustentabilidade ambiental, pela introdução de uma nova matriz enérgica limpa, para a mobilidade urbana da cidade. O lilás surge na área lateral da carroceria do ônibus e no teto, e representa as novas tecnologias como a de motores movidos a energia elétrica e renovável.
“No layout, foi adotado como elemento focal a figura estilizada de um tradicional símbolo da cidade, a Estátua do Laçador. Este é o componente principal do design do veículo e aparece em grandes dimensões nas laterais da carroceria, com a intenção de reproduzir a robustez do monumento original. Além disso, o uso da imagem do Laçador tem como propósito gerar conexão afetiva, trazendo maior identificação com a cidade e seus habitantes”, relata Sganzerla.
Para o idealizador da comunicação visual, o estilo escolhido indica a mudança que está sendo implementada no transporte coletivo da cidade, com uma nova matriz energética mais sustentável. “Este monumento de reconhecimento imediato por todos os porto-alegrenses, surge representado de forma estilizada com padrões geométricos e nas cores lilás e verde. O principal motivo da utilização deste símbolo é a imagem de força, energia e valor do trabalho que ele representa. Ao adotá-lo, estamos indicando que as melhorias no transporte são fruto do trabalho de todos. Que é a energia das pessoas que mantém o serviço ativo e em movimento”, detalha.
A proposta desse conceito está contida na frase: Movido pela energia dos porto-alegrenses. “Ao mesmo tempo, a figura representa o esforço colocado pelo poder público e empresários em manter atualizado e relevante o transporte coletivo por ônibus, um serviço público essencial”, conclui Sganzerla.
Rodoviário de Cargas –
A Smart Logística foi a vencedora na categoria de transporte rodoviário de cargas, com um trabalho assinado por Armando Villela, da Villela Design. Segundo o designer, a identidade visual e o design de frota foram criados com o objetivo de se chegar a um visual de forte impacto. “A cor vermelha destaca os caminhões e faz a empresa ser notada em todos os locais por onde passa. A logomarca, criada em estilo 3D, passa um efeito de volume e movimento. E foi aplicada nas carrocerias e cabines de todos os veículos, gerando um conjunto ousado e vibrante”, conta.
Com 100 veículos em sua frota e cinco centros de distribuição e armazenamento, a empresa, com sede em Minas Gerais, é um operador logístico com ampla atuação em transporte, armazenagem e distribuição de produtos secos e com temperatura controlada. O CEO da Smart Logística, Adalberto Monteiro de Barros de Paula, a ideia era modernizar a comunicação visual da companhia.
“Antes, era algo muito simples, apenas com a logomarca identificando a frota. Agora, com o fundo vermelho, que era a cor da logomarca, conseguimos uma mudança bastante radical”, informa. O executivo também destaca que a receptividade da nova comunicação visual tem sido muito boa. “As reações são positivas tanto dos clientes, quanto internamente, com o funcionários e principalmente os motoristas. A frota se destaca no trânsito e nos dá, inclusive, mais credibilidade no mercado”, afirma.