Fabricantes de autopeças e motores exibem novidades para ônibus na Fenatran 2024

Além das novidades tecnológicas, as empresas de autopeças destacaram soluções para melhorar a segurança e as fabricantes de pneus os novos materiais para garantir maior resistência ao produto

Sonia Moraes

As fabricantes de autopeças apresentaram na Fenatran 2024 as suas novidades tecnológicas que também equipam ônibus e cujo principal objetivo é reduzir o consumo dos veículos e elevar a segurança no transporte de passageiros. No estande da ZF o OnGuardMAX2 foi um dos destaques entre as soluções de ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista – para a segurança veicular. Este equipamento utiliza sensores e radares para identificar obstáculos e acionar a frenagem autônoma em situações de emergência, evitando acidentes. Possui também outras funcionalidades, como o LDW (aviso de saída de pista) e ACC (controle de cruzeiro adaptativo), melhorando a segurança nas estradas.

Para a eletrificação a empresa exibiu o AxTrax 2 Dual e o CeTrax Lite. O AxTrax 2 Dual, eixo elétrico desenvolvido para ônibus e caminhões médios e pesados, além de veículos fora de estrada, tem potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Este eixo é equipado com motores síncronos de ímã permanente e tecnologia de transmissão de três marchas e se destaca pela alta eficiência energética, que proporciona maior densidade de potência e otimização do desempenho. Este eixo conta com inversores de carboneto de silício (SiC) mais compactos e leves e atuadores elétricos (powershift) que permitem trocas de marchas precisas e sem interrupção de torque. A arquitetura all-in-one elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, tornando o sistema mais simples e seguro. Possui capacidade de atender a um peso bruto total de até 44 toneladas.

Outra característica do AxTrax 2 Dual é que pode funcionar com o sistema de frenagem BSP XBS,quealavanca as capacidades do e-drive, operando como um atuador no controle da aceleração e da frenagem. Dessa forma, a solução maximiza a recuperação de energia para recarregar as baterias de bordo durante a condução. Também oferece melhores capacidades de arranque ao otimizar a função de controle de tração, reduzindo o desgaste dos pneus e melhorando o desempenho e a estabilidade do veículo em terrenos escorregadios.

O CeTrax Lite é uma solução de driveline elétrico para veículos leves, como microônibus, vans e caminhões. Este acionamento também possui o conceito all-in-one, que elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, simplificando a integração e aumentando a confiabilidade.

Com potência máxima de 150 kW e torque de saída de até 1.400 Nm, o CeTrax Lite oferece força e eficiência para aplicações leves, suportando um peso bruto total de até 7,5 toneladas. Foi projetado para fácil integração com eixos e chassis convencionais, tornando-se uma opção à transição para a eletrificação de forma mais simples para fabricantes de veículos. O CeTrax Lite é totalmente compatível com sistemas ADAS.

Outro produto, Scalar, plataforma de telemetria, foi demonstrada em uma sala de torre de controle, especialmente preparada para o evento. Esta solução pode ser utilizada em ônibus e carros de passageiros. Na linha de componentes, a ZF exibiu a transmissão automatizada TraXon, que já equipa novos veículos pesados e ônibus rodoviários Euro 6 no Brasil, a transmissão automática PowerLine de oito velocidades e a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power.

Transmissões automatizadas

A Eaton disponibilizou para testes veículos equipados com a caixa automatizada Advantor-6, desenvolvida para micro-ônibus e caminhões leves, e a caixa automatizada UltraShift Plus MHD EVO de dez velocidades. A nova geração de transmissões automatizadas da Eaton possui 70% de conteúdo nacional e chegará ao mercado nos próximos anos em três versões: Advantor 6 (de seis velocidades e 700 Nm de torque), para micro-ônibus e caminhões leves, Advantor 8 (de oito velocidades e 1.300 Nm de torque), para ônibus médios – urbano, escolar, rural e fretamento – e a Adavantor 10 (de 10 velocidades e 1.300 Nm de torque), para caminhões médios e semipesados.

A nova linha Advantor foi desenvolvida pela equipe de engenharia do Brasil e possibilita de 10% a 20% de economia de combustível, dependendo da aplicação, quando comparada com as transmissões manuais e automáticas.

Randoncorp

As fabricantes de autopeças, que fazem parte da Randoncorp, exibiram uma variedade de produtos. A Master, especializada na produção de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões a disco e tambor, para ônibus, caminhões, reboques e semirreboques, destacou o LWS Master, (Lining Wear Monitoring System), sensor que detecta em tempo real o desgaste da lona do freio. A novidade em nanotecnologia é a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio, o que permite diminuir o peso do componente, mantendo as características de resistência e de durabilidade.

A Suspensys, que desenvolve tecnologias para a eletromobilidade, lançou a nova linha de produtos da tecnologia T-EBS – o EBS (Electronic Brake System) – sistema de controle de estabilidade, que potencializa a segurança do veículo, principalmente durante a frenagem, evitando tombamentos na estrada

A Frasle Mobility destacou entre as suas linhas de produtos as pastilhas Fras-le HDPro, linha premium para veículos pesados, se antecipando à tendência de mudança do sistema de freio a tambor para o sistema a disco em ônibus, caminhões e carretas.

Outro lançamento da marca foi a Fras-le Ehnergy HD, desenvolvida especialmente para veículos pesados elétricos e híbridos. Possui material de fricção com alta potência de frenagem, alta durabilidade e o máximo em segurança e conforto. Ambas as pastilhas possuem exclusivo revestimento de fricção extra, que aumenta a segurança e melhora a performance no período de assentamento, o que preserva também o disco de freio.

Pneus-

Entre as fabricantes de pneus o destaque da Prometeon para o mercado de ônibus da linha de produtos Série 02 foi o modelo R02, para o segmento regional utilizado em ônibus e caminhões em operações rodoviárias. Segundo a Prometeon, a A Série 02 recebeu um pacote tecnológico para oferecer o melhor desempenho aos pneus ao longo de sua vida e não foi necessário fazer investimentos nas fábricas para inserir os novos produtos porque já são bem flexíveis. “Fizemos investimentos em laboratórios para ter esse nível de avanço em tecnologia, materiais e nos testes, além de maquinários e processos que de certa forma tem que mudar também, mas não foi uma grande alteração no layout fabril”, revelou Ricardo Susini, CEO da Prometeon para América Latina.

No pacote de tecnologia contém novos materiais – de rodagem e que integram a composição dos pneus – para garantir maior resistência ao produto. “É um novo perfil de pneu e de rodagem, com nova geometria que vai trazer melhor regularidade de consumo e mais rendimento quilométrico”, disse Luiz Mari, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Prometeon para as Américas.

Na Bridgestone, entre os lançamentos na Fenatran para o mercado de ônibus foi o modelo R249S para longas distâncias no transporte de passageiros em rodovias pavimentadas de longa distância. Segundo a fabricante, o novo composto garante uma quilometragem até 10% maior do que a geração anterior, sendo uma ótima opção também para trailers. A medida 295/80R 22.5 estará disponível em dezembro e a medida 315/80R 22,5 a partir de março de 2025.

Da linha Firestone Classics o destaque foi o novo modelo radial T822 Classic, destinado a eixos direcionais, livres e de tração moderada em ônibus e caminhões para percursos mistos de curta e média distância, como pavimento e terra.

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