Mobilidade avança com qualquer partido

O que esperar dos novos prefeitos? Especialistas apontam: a mobilidade urbana avança independentemente de cor partidária ou ideologia

Marcia Pinna

O Podcast do Transporte apresenta um episódio especial sobre a expectativa do mundo do transporte coletivo de passageiros em relação aos novos prefeitos e às câmaras municipais. Entre os especialistas em mobilidade urbana que foram ouvidos, nota-se uma mistura de otimismo e desencanto. Na área industrial, o ano deve seguir apresentando boas vendas. Já na área institucional, ainda há dúvidas e até pessimismo.

Francisco Christovam da NTU: agora é hora de sair das promessas vazias

O diretor executivo da NTU – Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos – Francisco Christovam, adverte: “passadas as eleições é importante que os candidatos e candidatas não fiquem nas promessas vazias e demonstrem reais compromissos com o transporte público de melhor qualidade. É preciso investir na modernização da infraestrutura necessária para prestação de um melhor serviço, com efetiva prioridade ao transporte coletivo”

Walter Barbosa, da Mercedes-Benz: os próximos dois anos serão de evolução

O vice-presidente de marketing e vendas de ônibus e caminhões da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, analisa que as recentes ações com juntas de associações e empresas da área junto ao poder público estão funcionando ao mostrar que o transporte precisa de entendido como um direito como educação e saúde. “Eu acho que independente do prefeito, as coisas vão caminhar num processo de evolução nos próximos dois anos. Para quem quer fazer, dá pra fazer, tem recurso e a tecnologia existe”. 

Natalini: “A leva de prefeitos que entrou não está nem ai com a questão climática”

Olhando do ponto de vista das mudanças climáticas, o médico e ambientalista pioneiro, vereador e secreáario da área, Gilberto Natalini, a unanimidade de partidos sobre o meio ambiente é deletéria. “A leva de prefeitos que ganhou a eleição, a maioria deles prefeitos de centro, de centro-direita, mas também os prefeitos de esquerda, não estão nem aí com a questão ambiental, questão climática. Não tem diferença ideológica  nisso, porque todos são assim, deixa isso como última pauta.”

Claudio de Senna Frederico, da ANTP: vestibular para os prefeitos

O consultor e conselheiro da ANTP, Claudio de Senna Frederico demonstrou ceticismo em relação aos novos prefeitos. Ele disse que quer “ver para crer” nas promessas feitas durante a campanha e propôs um hipotético vestibular aos recém-eleitos, nos quais eles fossem confrontados com questões em que não há resposta que agrade a todos: “Você pretende implantar corredores exclusivos para os ônibus na sua cidade?  Você é a favor do transporte público? É a favor a ponto de enfrentar o espaço do carro? Ou tirar um estacionamento dum lugar e dizer aqui vai ser uma faixa exclusiva de ônibus? Nessa hora que muita gente tropeça, porque ele agrada A e desagrada B. E os políticos de modo geral gostam de agradar A e B. O que é impossível”, completou. 

Adamo Bazani: Ricardo Nunes vai herdar metas que não alcançou

O editor-chefe do Diário do Transporte analisa os desafios que o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes, terá à frente da maior e mais complexa rede de mobilidade urbana do país. E Adamo Bazani lembra que em seu primeiro mandato, o administrador não conseguiu cumprir várias metas na mobilidade urbana e cita especificamente a eletrificação da frota e construção de corredores de ônibus.

Decisão judicial sobre Lei do Motorista acalma empresários

A editora da Technibus, Márcia Pinna, revela que empresários do setor de transporte intermunicipal, rodoviário e do fretamento respiraram aliviados com as definições pelo judiciário do detalhamento da Lei do motorista. Márcia Pinna lembra que a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) previa que o passivo trabalhista poderia chegar a R$ 250 bilhões, caso se mantivesse a interpretação de efeitos retroativos. Ela indica, porém que questões como a do segundo motorista ainda preocupam o setor

Motoristas de carro poderosos versus passageiros de ônibus invisíveis

Alexandre Pelegi jornalista especializado e apresentador do programa lamenta, em editorial, que as perspectivas sejam de quatro anos de mais do mesmo na mobilidade urbana, com prefeitos que dão preferência a quem anda de carro contra a imensa maioria dos que precisam de ônibus. Ele diz que nas campanhas eleitorais, o asfaltamento de ruas ocupa mais espaço do que a construção de corredores de ônibus. 

Informação com análise é no Podcast do Transporte.  Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.  Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

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