O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou o Transcol + Acessível, que irá oferecer aos cadeirantes um transporte com tempo de viagem menor e veículos mais confortáveis. No lugar de micro-ônibus sem climatização, o serviço contará com 30 vans adaptadas e climatizadas.
“Hoje é um dia importante para nós, pois nasce o Transcol + Acessível. Em nosso governo, temos uma política clara de inclusão e de diálogo. Estamos atendendo boa parte das demandas que chegaram até nós. É preciso reconhecer as dificuldades e o potencial de cada pessoa, por isso são necessárias políticas públicas que valorizem e incluam todos. Vamos continuar com os investimentos nesse novo sistema, que já nasce integrado com o Transcol e o Aquaviário”, disse o governador.
O Transcol + Acessível flexibiliza a escolha de acompanhante por viagem e também permitirá o transporte de dependentes, segundo condições estabelecidas pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).
O secretário de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno, destaca a importância da modernização do serviço: “Vamos reduzir o tempo de viagem do usuário e investiremos na capacitação dos profissionais do Transcol + Acessível para oferecer um atendimento de qualidade. Além disso, estamos atualizando diretrizes, desburocratizando o trâmite para acesso ao serviço.”
Damasceno também explica que a melhoria na questão da acessibilidade se estende a todo o sistema Transcol. As lanchas do sistema Aquaviário terão duas vagas destinadas a cadeirantes e os ônibus elétricos em circulação também serão adaptados para comportar até dois cadeirantes. A partir de 2025, todos os novos ônibus do Transcol seguirão essa mesma diretriz. “Essas melhorias são fundamentais para garantir um transporte público verdadeiramente inclusivo. O aumento das vagas é um avanço que traz mais autonomia para os deslocamentos dos cadeirantes,” enfatizou o secretário.
Os critérios de renda foram revisados, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas em todo o sistema Transcol. Agora, pessoas com deficiência que residem sozinhas podem ter uma renda de até dois salários mínimos para obter a gratuidade, enquanto famílias de até quatro membros podem acessar o benefício com renda de até quatro salários mínimos. Famílias com mais de quatro integrantes seguem com o critério de renda igual ou inferior a seis salários mínimos.
Agendamento –
A partir de 31 de outubro, o sistema contará com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do Cartão GV. Aqueles que ainda não possuem o cartão e tem renda individual ou familiar compatível com a exigida, poderão solicitar o cadastro apresentando a comprovação de renda ou a comprovação de que recebe o Bolsa Família ou BPC.
A Ceturb-ES irá distribuir cartões provisórios, com validade até 31/12/2024, para que os usuários que ainda não possuem cartões possam realizar suas viagens nesse período. A partir do dia 01/01/2025, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço: cartão vale-transporte, cartão passe-escolar, cartão cidadão, cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.
Não haverá mudanças para realizar o cadastramento e os agendamentos. Para o cadastro de novos usuários no Transcol + Acessível, é necessário que o usuário seja cadeirante e resida nos municípios da região metropolitana da Grande Vitória. O cadastro deve ser feito por meio de aplicativo disponibilizado para os celulares.
Será criada uma comissão com o objetivo de regulamentar o Serviço Transcol + Acessível, composta por representantes da secretaria estadual de direitos humanos (SEDH), secretaria de mobilidade e infraestrutura (Semobi), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef/ES).