Buenos Aires abre licitação para 20 bondes elétricos

O processo licitatório prevê bondes elétricos (Trambuses) de dois tipos: padrão (de 75 a 85 passageiros) e articulado (mais de 120 passageiros)

Marcia Pinna

A prefeitura de Buenos Aires abriu uma licitação para adquirir 20 bondes elétricos (Trambuses), com o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade e introduzir opções de transporte mais sustentáveis. Esses veículos elétricos servirão como um novo modo de transporte público com objetivo de melhorar a mobilidade a intermodalidade em toda a cidade.

Parte de uma estratégia mais ampla para descarbonizar o transporte urbano, eles complementarão uma frota de pequenos ônibus elétricos que operarão no centro histórico da capital argentina. A cidade está atualmente determinando rotas, paradas e infraestrutura necessárias para o novo serviço.

Para o ministro da infraestrutura de Buenos Aires, Pablo Bereciartua, o Trambus será um marco para Buenos Aires. “Melhorar a mobilidade das cidades é um dos grandes desafios que as cidades têm para os próximos anos e o importante é pensar em alternativas inovadoras e ambientalmente sustentáveis.”

A licitação prevê uma frota de 20 bondes elétricos em dois tipos: padrão (de 75 a 85 passageiros) e articulado (mais de 120 passageiros). Eles viajarão a velocidades de até 20 km/h e terão um design semelhante ao de um bonde.

Veja também