Será que o transporte gratuito em dia de eleição funciona mesmo?

O jornalista Adamo Bazani testou as condições da gratuidade no transporte no dias das eleições. E mais: Centro de Memória da Cometa, o sonho de qualquer busólogo que se preze

Marcia Pinna

Adamo Bazani, editor chefe do Diário do Transporte, é um jornalista tipo hands-on e saiu às ruas para testar as condições da gratuidade nos transportes públicos em dia de eleição. A avaliação foi feita no último domingo na região metropolitana de São Paulo e incluiu até linhas rodoviárias. Mas e aí? Funciona ou não funciona? Adamo Bazani tem a resposta na ponta da língua.

Uma visita dos sonhos para qualquer busólogo

O icônico nome da Viação Cometa surgiu em 1948 e marcou gerações de brasileiros que, por décadas, contavam fortemente com os ônibus rodoviários para se deslocar pelo país.  A editora da revista e do portal Technibus, Márcia Pinna, fez uma visita à garagem da empresa, agora pertencente ao Grupo JCA, na zona norte de São Paulo e viajou no tempo ao conferir o Centro de Memória da Cometa, uma espécie de destino dos sonhos para qualquer busólogo que se preze.

Eleições não debatem o transporte, muito menos o “não transporte”

As eleições trouxeram debates sobre a mobilidade, mas outros, muito importantes, passaram ao largo. Foi um “não debate”, comenta o nosso apresentador e jornalista especialista em transporte Alexandre Pelegi. Ele até reconhece que houve um aumento no debate sobre meios que voltaram à moda como a caminhada e bicicleta. Mas não se debateu o suficiente para chegar a conceitos como o “não transporte”, uma cidade tão bem estruturada em que não seja necessário tanto transporte como hoje. Pelegi prevê que a maioria dos prefeitos ao invés de pensar claramente sobre a cidade, vai focar em programas de asfalto.

Distribusion aposta no mercado B2B para crescer

A Distribusion é uma empresa com sede em Berlin, Alemanha. Os seus fundadores foram pioneiros na adaptação do sistema de intermediação de vendas de passagens aéreas – existente há mais de 30 anos – para outras modalidades de transporte, em especial, o transporte terrestre de passageiros. Fernando Cunha, líder da empresa no Brasil, conta como a Distribusion tem atuado no país e aponta ainda o seu interesse no mercado B2B para a venda de passagens rodoviárias, fluviais e até de assentos nas shuttles que atendem aeroportos.

O lugar de fala dentro dos ônibus e dos vagões

O lado mais importante de ser ouvido quando a questão é transporte público urbano para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é o lado dos próprios PcDs. Por isso o podcast do Transporte abriu espaço para a voz e a experiência do Tuca Munhoz, do Instituto UP Cultura e Direitos Humanos. Cadeirante, consultor e pesquisador especializado em acessibilidade que soma mais de quarenta anos de militância da causa, Munhoz detalhou o tamanho do problema, destacando, inclusive, que o termo deficiência vai muito além do que apenas a pessoa que usa uma cadeira de rodas para locomoção.

Visate adota solução tecnológica para aprimorar transporte sob demanda

Uma parada em Caxias do Sul, cidade das Serras Gaúchas com cerca de 500 mil habitantes, nos leva a conhecer a Visate, concessionária do transporte público local. Há 24 anos, a empresa oferece por lá um serviço especial sob demanda para pessoas com deficiências. Thiago Aguiar, assessor técnico da Visate, revela como esse serviço funciona, qual é o seu tamanho e como eles abraçaram a tecnologia da Optai para aprimorar o seu funcionamento.

Informação com análise é no Podcast do Transporte.  Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.  Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

Veja também