Technibus – O que mudou no serviço pós-venda para os veículos da Mercedes-Benz?
Silvio Renan – O serviço pós-venda para ônibus e caminhões tem evoluído significativamente nos últimos anos, impulsionado pela crescente demanda por eficiência, tecnologia e personalização. As principais mudanças incluem telemetria, gestão da frota em tempo real e planos de manutenção para redução de custos e aumento da vida útil do veículo. No contexto da sustentabilidade, a Mercedes-Benz oferece um serviço diferenciado como o FleetGreen, para compensação da emissão de carbono, bem como peças remanufaturadas da linha Renov, que contribuem para a redução de resíduos e a diminuição do impacto ambiental.
Technibus – Houve mudança no comportamento dos clientes em relação ao serviço pós-venda?
Silvio Renan – Não houve exatamente uma mudança de comportamento do cliente, mas sim uma mudança de tecnologia dos produtos. Como a Mercedes-Benz tem como base o foco no cliente, estamos sempre escutando e trazendo a melhor solução para o momento do cliente.
Technibus – Qual a diferença do serviço pós-venda para ônibus e caminhão?
Silvio Renan – Não há essa diferença entre os produtos, pois cada um tem a sua característica de manutenção. Os serviços pós-venda são desenvolvidos para cada perfil de cliente. Nesse sentido, temos soluções para todos os tipos de clientes e seus segmentos.
Technibus – Qual a função da conectividade para a manutenção dos veículos?
Silvio Renan – Nossos serviços de conectividade alertam, de maneira antecipada, quanto à necessidade de realização de manutenções, sempre com o objetivo de evitar a progressão de falhas e mitigar o risco de paradas inesperadas. Dessa forma, ao prever desgastes prematuros, mau funcionamento ou eventuais defeitos, o uso da conectividade ajuda na prevenção de falhas e paradas, seja na estrada ou na oficina, proporcionando aumento da disponibilidade dos nossos veículos, redução de custos operacionais e maior segurança aos nossos clientes.
Technibus – Qual a representatividade da conectividade no serviço pós-venda?
Silvio Renan – A conectividade está cada vez mais integrada nos avanços tecnológicos de nossos produtos e, consequentemente de nossos serviços, contribuindo na visão de valor agregado e percepção do cliente em relação ao nosso portfólio de produtos. Estamos constantemente trabalhando no aprimoramento de nossas ferramentas de gestão de frotas e, ao mesmo tempo, em novas soluções e oportunidades.
Technibus – O que a Mercedes-Benz oferece de soluções digitais para os clientes de ônibus?
Silvio Renan – A empresa tem o FleetBus, exclusivo sistema de telemetria e conectividade para ônibus. Essa ferramenta inovadora foi totalmente desenvolvida no Brasil, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor. O FleetBus é indicado para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias, permitindo ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, além do monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.
Technibus – Quanto representa hoje os serviços digitais na área de pós-venda?
Silvio Renan – Os serviços digitais na Mercedes-Benz têm uma grande representatividade, tanto na área de pós-vendas, quanto em nossa rede de concessionários, principalmente hoje quando os clientes são mais “antenados” nas tecnologias e que buscam cada vez mais veículos conectados.
Technibus – Quanto deverá evoluir no futuro?
Silvio Renan – Conforme avançamos tecnologicamente em nosso portfólio de ônibus e caminhões Mercedes-Benz, os nossos serviços acompanham essa mesma tendência. Dessa forma, proporcionamos uma experiência aprimorada aos nossos clientes, ampliando nossa oferta de soluções digitais, facilitando ainda mais a gestão de frotas. Com o uso da conectividade será possível aumentar a disponibilidade dos nossos veículos, evitando desvio de rotas, trazendo agilidade na execução dos serviços e correções, com foco na melhoria do serviço, na segurança e na experiência do cliente.
Technibus – O Fleet Bus é uma ferramenta que está auxiliando o serviço pós-venda?
Silvio Renan – O FleetBus possui a funcionalidade de diagnóstico remoto em tempo real, o que permite que os consultores de pós-venda da fábrica iniciem o diagnóstico dos veículos de maneira antecipada. Além disso, para os clientes que autorizam o acesso, os concessionários podem prestar suporte remoto de diagnóstico, aumentando a disponibilidade dos veículos.
Technibus – Quando o FleetBus começou a ser vendido no mercado brasileiro?
Silvio Renan – O FleetBus foi apresentado na Lat.Bus de 2022 em fase piloto. Desde então, foi submetido a testes e avaliações em diversos clientes. Durante este período, aproveitamos para incluir melhorias e atualizações de funcionalidades, além de implementar sugestões feitas pelos clientes na fase piloto. A partir disso, desde maio deste ano iniciamos efetivamente as vendas desse serviço.
Technibus – Para atender a demanda do pós-venda, a Mercedes-Benz investiu na ampliação do centro de distribuição de peças de Itupeva?
Silvio Renan – A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske Logistics representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros. Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do segmento de veículos comerciais no país.
Technibus – Dos oito milhões de peças em estoque, quantas são para ônibus e quantas para caminhões?
Silvio Renan – Deste total, 12% são para ônibus e 88% para caminhões
Technibus – É por meio do Center Bus que as concessionárias oferecem serviço dedicado aos clientes de ônibus?
Silvio Renan – Toda a rede de concessionários Mercedes-Benz, em seus 180 pontos de atendimento, está apta a oferecer o serviço dedicado. A partir da análise do perfil da operação e do negócio do cliente, definimos as soluções customizadas. Os concessionários Center Bus, sem dúvida, são protagonistas nesse serviço e especialistas nessas soluções customizadas.
Technibus – Quantos clientes de ônibus são atendidos por este serviço hoje?
Silvio Renan – Temos 40 clientes com estruturas para atendimento dedicado montadas na base dessas empresas, além de diversos clientes atendidos por oficinas volantes em todo o território nacional.
Technibus – A Mercedes-Benz utiliza caminhões oficinas para atender os clientes de ônibus?
Silvio Renan – As oficinas volantes são concebidas levando em conta a possibilidade de atendimento de toda a frota de ônibus e caminhões Mercedes-Benz. Visando aumentar a disponibilidade da frota do cliente e reduzir o tempo de intervenção, os recursos das oficinas dedicadas são adaptados às características de operação das frotas atendidas.
Technibus – Quantos caminhões são usados para atender os clientes de ônibus?
Silvio Renan – Os concessionários em todo o Brasil se adequaram conforme o segmento e a demanda. As modalidades existentes hoje são de Oficinas Dedicadas ou por demanda e Oficinas Volantes. A solução de atendimento exclusivo e diferenciado abrange ambos os produtos, seja ônibus ou caminhões. As Oficinas Dedicadas estão distribuídas em todos os estados. Cada concessionário programa o seu atendimento e o seu veículo conforme as demandas da sua região.
Technibus – Como a Mercedes está preparando o pós venda para atender os elétricos?
Silvio Renan – Por motivos estratégicos, não podemos revelar ainda essa informação. No entanto, é importante destacar que a Mercedes-Benz vem acompanhando o mercado e certamente estará pronta e apta para atender os clientes conforme suas demandas.