Mercedes-Benz Vans projeta crescimento de 12% para o mercado de comerciais leves

O segmento de large vans de 3,5 a 5 toneladas, criado pela empresa, garantiu à marca 31% de participação com a venda de 6.400 Sprinter até agosto de 2024, incluindo chassis, furgão e van de passageiros

Sonia Moraes

A Mercedes-Benz Vans está confiante que o segmento de comerciais leves, no qual compete com a Sprinter nas versões van para passageiro, furgão e chassis com cabine, terá bom desempenho em 2024. “Este mercado de 3,5 a 5 toneladas teve queda nos volumes durante a pandemia, depois apresentou melhora e se estabilizou com o aumento no preço dos modelos Euro 6 por causa das novas tecnologias de motorização. Mas nos últimos três anos vem tendo boa retomada, principalmente neste ano”, afirma Fábio Silva, gerente de vendas vans da Mercedes-Benz, em entrevista para a Technibus.

“A expectativa é que este mercado tenha crescimento de 10% a 12% em relação a 2023 e feche 2024 com 31 mil veículos emplacados, incluindo os modelos chassis, furgão e van de passageiros”, destaca o gerente.

Nos oito meses deste ano, as vendas de veículos leves atingiram 20.730 unidades. Deste total, 6.400 veículos são Sprinter, sendo 3.011 dos modelos furgão, 2.360 passageiros e 1.029 chassis. Com esse resultado, a marca superou em 7% o volume de emplacamento de janeiro a agosto de 2023, que totalizou 5.985 unidades – 3.112 furgão, 1.789 van de passageiros e 1.084 chassis –, garantindo 31% de participação no setor.

“É uma fatia de mercado muito boa, um posicionamento que a empresa vem registrando alguns anos, pois a Sprinter abriu o segmento de large vans com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas no Brasil e hoje tem bastante visibilidade entre os clientes”, avalia Silva.

Ritmo de retomada

O mercado de van de passageiro avançou pouco em relação a 2023, e a explicação para esse comportamento, segundo Silva, é que este segmento foi o mais afetado pela pandemia, sendo o primeiro a entrar em lockdown e o último a voltar à normalidade.

“De 2021 para 2022, quando saímos da pandemia, este segmento teve crescimento de 35%. De 2022 para 2023, o volume ficou estável e neste ano – até agosto – está no mesmo nível de 2023, crescendo apenas 1%. Mas a expectativa é que até o fim do ano continue em ritmo de retomada e tenha aumento de 4% a 5% em relação ao ano passado, com emplacamento oscilando entre 10 mil e 10.500 unidades”, afirma Silva. Isso representará cerca de 33% de participação no mercado total neste ano.

No mercado de veículos comerciais de 3,5 a 5 toneladas, o crescimento neste este ano será impulsionado pelo furgão que está muito forte em volume de vendas, seguido pelo segmento de chassi, que também vem registrando aumento expressivo, segundo o gerente da Mercedes-Benz. “A procura por renovação de frota tem sido maior para o modelo de carga porque este setor está com a grande demanda de transporte de mercadoria vindo do e-commerce. Há ainda o segmento de ambulância, que é muito grande no Brasil. E no primeiro semestre a procura por Sprinter foi expressiva por causa das eleições municipais”, comenta Silva.

O aumento esperado para o mercado e 3,5 a 5 toneladas neste ano, segundo Silva, deve-se à melhora na economia. “O mercado está mais favorável para o financiamento, apesar da inadimplência ainda estar elevada, e estamos percebendo o interesse de alguns clientes de renovar a sua frota.”

Na área de passageiros a Mercedes-Benz tem notado uma migração de alguns clientes que atuam com micro-ônibus, que transporta de 28 a 32 pessoas, para um veículo menor e estão escolhendo a Sprinter de 20 lugares. “Com a maioria das pessoas trabalhando em home-office, estamos o vendo os clientes migrarem para um carro menor. Também estamos notando o impulsionamento do segmento de passageiro vindo do agronegócio, principalmente nas regiões centrais, que usavam ônibus maiores para o transporte de funcionários e agora estão preferindo os veículos menores e escolhendo a Sprinter. Tem ainda a participação das montadoras com a oferta de melhores condições de financiamento aos clientes.”

Para o segmento de passageiros, a Mercedes-Benz oferece a Sprinter de nove lugares com poltronas individuais para o transporte de executivos, o modelo de 15, 17 e 20 lugares com portal lateral, e a versão de 19 lugares mais um, com porta dianteira. Estes veículos podem ser utilizados para o transporte escolar, turismo, traslados e fretamento.

“Neste segmento a demanda está muito forte nas locadoras, que estão utilizando este veículo para o transporte de passageiros nos aeroportos”, disse Silva e revelou que a empresa realizou uma venda grande de Sprinter, principalmente do modelo de 20 lugares, para a renovação de frota de uma locadora.

Compras governamentais

As vendas para o governo são outro termômetro importante para o mercado de comerciais semileves, absorvendo uma fatia relevante de 15% a 20% do volume total do Brasil, e a Mercedes-Benz tem 10% de participação neste negócio. “É um volume importante para a marca. Além do trabalho forte para este segmento, a empresa possui amplo portfólio de produtos para este mercado com produto diferenciado, e ainda tem o programa Van Partner de reconhecimento aos implementadores que fazem a transformação dos furgões em ambulâncias e a adaptação dos veículos de passageiros com a inclusão do sistema de acessibilidade”, diz Silva.

Além do furgão transformado em ambulância e da van de passageiro com acessibilidade, a Mercedes-Benz tem em seu portfólio a Sprinter furgão vidrado, é uma van sem os bancos que é vendida por meio de licitação. “Este veículo foi criado para facilitar a acessibilidade do cadeirante, quando o operador precisa distribuir os assentos para garantir maior espaço”, explica o gerente.

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