Porto Alegre enfrentou a enchente e reinventa sua mobilidade

O secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, detalha para o Podcast do Transporte o esquema de emergência criado no auge da crise climática

Marcia Pinna

Há quatro meses, o Brasil inteiro acompanhava, angustiado, a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. Agora que o pior já passou, o secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, detalha para o Podcast do Transporte o esquema de emergência criado no auge do caos, e como a cooperação entre o privado e o público fez toda a diferença. Além disso, Castro Júnior, revela os planos da capital gaúcha para recuperar passageiros com investimentos na renovação de frota, eletrificação e melhoria dos serviços.

Pesos-pesados

Durante a Lat.Bus 2024, conseguimos reunir no nosso estúdio móvel os pesos pesados da Transdata: o CEO Érico Moraes, o diretor de produto Rafael Teles e ainda o diretor de negócios internacionais Romano Garcia. O trio revelou, então, a aposta da empresa em assumir uma gestão completa das necessidades de tecnologia do transporte para os seus clientes e ainda revelou a quantas andam as suas expectativas em relação ao mercado da América Latina.

E a briga continua…

Tem capítulo novo na novela da falência e arrendamento das linhas da antiga Itapemirim e da também extinta Caiçara. Os trajetos foram assumidos pela Nova Itapemirim-Suzantur com a expectativa de que a operação ajudasse a tapar o rombo deixado no bolso dos credores e – tudo indica – a meta tem sido cumprida. Mas a briga judicial com o atual operador envolve também outras empresas e linhas. Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, traz as minúcias desse imbroglio.

O público, o privado e a transparência

Marcia Pinna, editora da revista Technibus, foi até Londrina para acompanhar a inauguração do Centro de Inteligência Operacional e a implementação do sistema inteligente de transporte público da cidade paranaense. Entre os destaques, a integração entre o poder público e das duas concessionárias em um mesmo ambiente,  com total transparência. Será esse o novo modelo a ser seguido em várias outras praças, inclusive a capital paulista?

Comunicação na era analógica

Seguindo na sua série de editoriais com a análise sobre a comunicação da área dos transportes de passageiros, nosso apresentador e jornalista especializado Alexandre Pelegi aponta a falta de atualização do setor em relação às modernas ferramentas de análise de dados. Mesmo fazendo pesquisas, o mercado não consegue tirar destes dados conhecimento efetivo sobre quem é e o que quer o seu passageiro. E principalmente, como se comunicar com ele.

Veja também