Inauguração oficial do BRT Goiânia será na próxima sexta-feira

O início da operação, entretanto, ocorreu no último sábado (31/08) com cinco linhas exclusivas para o modal

Marcia Pinna

O sistema do BRT Norte-Sul começou a operar em Goiânia no dia 31 de agosto, mas a inauguração oficial do corredor será na sexta-feira, dia 6 de setembro. O serviço conta com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o parque Atheneu, passando por terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia.

O BRT Norte-Sul iniciou em 2015, com previsão para entrega em 2019, sofreu diversas interrupções, mas desde 2021 viu os trabalhos avançarem novamente. O BRT recebeu recursos totais da prefeitura de Goiânia na ordem de R$ 319 milhões. Ao todo, 60 veículos de 14 metros irão circular pelo sistema. Os veículos são equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados.

A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, com ar-condicionado, carregador de celular e wi-fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado rede metropolitana de transporte coletivo.

Segundo a CMTC, as linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.

Nos horários de pico, os ônibus sairão do Terminal Veiga Jardim a cada 3 minutos, e a mesma frequência será mantida nos Terminais Cruzeiro e Isidória. No Terminal Paulo Garcia, a frequência será de 4 minutos, e no Terminal Recanto do Bosque, de 5 minutos. No Parque Atheneu, o intervalo será de 10 minutos. Esse planejamento visa atender à alta demanda de maneira e eficiente, garantindo um ganho de tempo de viagem entre 30% e 40% em relação ao transporte convencional.

Com painéis eletrônicos, sinalização sonora e displays, os passageiros terão acesso a informações em tempo real para auxiliar no planejamento das viagens. A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.

Veja também