Marcopolo supera expectativas na Lat.Bus 2024

Além dos 472 ônibus comercializados na feira, a empresa tem mais mil unidades em negociações iniciadas no evento; a Marcopolo exibiu nove modelos em seu estande

Marcia Pinna

 A Marcopolo, que comemorou seus 75 anos na Lat.Bus 2024, vendeu 472 unidades na feira e iniciou negociações de mais mil ônibus no evento. “As vendas nos surpreenderam positivamente. A feira foi um sucesso total, tanto nos negócios, quanto na comemoração dos 75 anos da empresa e na apresentação de novos produtos”, conta Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

Portolan contou em entrevista à Technibus que a Marcopolo já estava com as vendas fechadas até o final do ano, por isso não tinha tantas expectativas em termos de comercialização de produtos para a Lat.Bus 2024. Entretanto, foram 472 ônibus vendidos na feira e mais mil unidades em negociação. “O volume de vendas foi muito positivo. O evento foi uma excelente oportunidade para estreitar mais ainda o relacionamento com nossos clientes.”

A empresa exibiu nove modelos em seu estande. Os produtos da Marcopolo que mais se destacaram, segundo o executivo, foram o Volare Fly 12 e a linha G8, em especial o modelo Double Decker, além do híbrido etanol-elétrico da Volare. “O grande volume foi do Volare Fly 12, com 149 vendas. O modelo não tinha sido apresentado aos clientes. Por ser um ônibus de tamanho intermediário, que pode ser utilizado também no fretamento e no transporte escolar, gerou muito interesse”, comenta.

A Geração 8 também confirmou sua boa aceitação no mercado. A novidade foi o ônibus Viaggio G8 1050 para fretamento. O modelo, que havia sido apresentado aos clientes da marca, teve 100 unidades comercializadas mesmo antes da Lat.Bus 2024 e complementa a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.

O modelo Viaggio G8 1050 apresentado na Lat.Bus tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é a pneumática Ergodesign.

“Este modelo tem feito extremo sucesso. É bastante versátil, sendo utilizado para operações de fretamento e de rodoviário de curtas distâncias. Entregamos 12 unidades para a empresa Boa Esperança. E já temos entregas para o próximo ano, pois o volume previsto para 2024 foi atingido”, informa Portolan. O executivo destaca o bom momento do mercado de fretamento, tanto contínuo quanto ligado ao turismo.

No segmento de turismo, Portolan diz que os modelos DD (Double Decker) chamam bastante atenção. “O modelo DD da Geração 8 tem sido muito procurado. Por sinal, a linha G8 se diferencia pela segurança e conforto. O mercado de turismo está crescendo e oferece serviços diferenciados que estão conquistando o passageiro que migra do modal aéreo”, diz.

Foi apresentado também o primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – elétrico- etanol, que ainda não está em fase de comercialização. “O modelo é muito inovador, e seu lançamento gerou grande interesse. Iniciamos muitas linhas de conversas com clientes interessados em adquirir o modelo futuramente”, relata Portolan. Outra atração da marca foram os modelos especiais como ônibus para transporte de times de futebol e outras aplicações específicas.

O executivo diz que a participação da Marcopolo na Lat.Bus 2024 foi extremamente positiva.  “A Lat.Bus se consolida como a principal feira do setor na América Latina. Para nós, foi um sucesso total”, afirma Portolan.

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