A prefeitura de São Paulo informa o andamento de três projetos importantes para a capital paulista em termos de mobilidade: BRT Radial Leste, BRT Aricanduva e VLT na região central. A secretaria municipal de infraestrutura urbana e obras (Siurb) e a SPObras informaram para a Technibus que o trecho 1 do BRT Radial Leste, que terá 9,5 Km de extensão, ligando o terminal Parque Dom Pedro II à estação Penha do Metrô, vai “proporcionar mais agilidade no embarque e desembarque dos passageiros, além de aumentar a capacidade de usuários transportados.”
A secretaria informa ainda que o trecho 1 do BRT Radial Leste é dividido em três lotes. O contrato para o primeiro lote foi assinado em 26 de julho e a ordem de serviço foi emitida na última quinta-feira (22 de agosto). As obras serão iniciadas em breve, com prazo de 18 meses de execução. A licitação de obras do BRT Aricanduva foi suspensa em 10/06/2024 para adequação dos termos do edital, que será republicado oportunamente.
A secretaria executiva de desestatização e parcerias informa que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na região central, está em fase de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), chamamento público destinado a habilitar empresas interessadas na elaboração de estudos de viabilidade técnica, operacional, econômico-financeira e jurídico institucional para auxiliar a prefeitura na concepção de uma parceria com o setor privado. Os estudos, em elaboração, serão apresentados em 7 de outubro.
Lista de empresas autorizadas para realização de estudos no âmbito do chamamento público do VLT:
- Promulti Engenharia Infraestrutura e Meio Ambiente;
- Modera Engenharia;
- Nova Engevix Engenharia e Projetos;
- Garín Partners;
- Global Ace Partcipações e Investimentos;
- Benvenuto Engenharia;
- Ernst & Young Assessoria Empresarial ;
- Consórcio SAM VLT;
- Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistema;
- Andrade Gutierrez Construções e Serviços