A Lat.Bus 2024 sediou a reunião extraordinária do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que ocorreu dia 8 de agosto, em São Paulo. O encontro discutiu tecnologias que podem melhorar o transporte público, temas do trânsito e a relação entre o transporte coletivo de passageiros com a segurança pública.
Fábio Ney Damasceno, secretário de transportes e infraestrutura do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transportes e Mobilidade (Consetram), fez uma conferência sobre “Transporte Coletivo Também a Serviço da Segurança Pública”. Ele explicou como o governo estadual está implantando um sistema de videomonitoramento de alta capacidade em ônibus, terminais e pontos de parada. Este sistema possui uma acurácia maior do que câmeras de reconhecimento facial usadas para autorizar o uso de cartões de bilhetagem, visando apoiar ações de segurança pública.
O sistema é capaz de reconhecer pessoas procuradas pela Justiça, acompanhar o deslocamento de indivíduos em regime aberto de cumprimento de pena e identificar pessoas desaparecidas. Uma câmera externa identifica placas de veículos procurados. Segundo a Semobi-ES, as câmeras estão instaladas em 150 ônibus e se encontram em fase de testes em coletivos do sistema Transcol. A previsão é que até setembro de 2024, esse número chegue a 600. Conforme o secretário, a meta é que até o final de 2025, todos os 1.800 ônibus do sistema de transporte da região metropolitana de Vitória estejam integrados a este sistema.