Mercedes-Benz apresenta na Lat.Bus 2024 o chassi elétrico articulado eO500UA

Com piso baixo para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros, este ônibus será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), e a previsão é que esteja disponível ao mercado em 2026

Sonia Moraes

A Mercedes-Benz apresentou na Lat.Bus 2024 o chassi elétrico eO500UA, versão articulada do conhecido eO500U de piso baixo, que foi desenvolvido para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros para o transporte urbano. “As baterias NMC3 são de última geração, garantindo autonomia de 200 até 300 km”, destacou Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O diferencial deste ônibus em relação ao eO500U é o motor elétrico central e não nas rodas.”

O primeiro elétrico articulado ainda está em fase de desenvolvimento e será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A previsão é que esteja disponível ao mercado em 2026. Além do Brasil, a Mercedes-Benz pretende exportar este modelo para países da América Latina. “Com este novo ônibus, a Mercedes-Benz amplia o seu portfólio de elétricos”, disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Ainda em fase de protótipos os ônibus articulados eO500UA, com carroceria Caio, cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade nas pistas do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP), como também em trechos urbanos da cidade de São Paulo. Outro protótipo vem sendo submetido a exigentes testes por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e na Finlândia, para obter a validação de sistemas de frenagem e de segurança.

O presidente da Mercedes-Benz ressaltou que a tecnologia do ônibus elétrico da marca já está pronta, mas os elétricos precisam ser viáveis economicamente. “Para que a eletrificação seja possível a tecnologia, infraestrutura, financiamento e políticas públicas precisam funcionar ao mesmo tempo. Hoje, cada município brasileiro vive uma realidade diferente, o que dificulta a adesão da eletrificação com maior velocidade e abrangência. Nós contamos com o apoio das autoridades públicas, da cadeia de suprimentos e de outros elos do setor para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, como também de uma ampla rede de recarga de energia”, disse Puchert.

Vendas do eO500U avançam no Brasil

Segundo Puchert, a Mercedes-Benz vem tendo trajetória positiva no Brasil com o ônibus elétrico eO500U. “Este ônibus já está operando em São Paulo e a expectativa é que 250 unidades deste modelo sejam entregues até o fim de 2024 e vamos começar os testes em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ainda neste segundo semestre”, revelou Puchert.

Além do Brasil, o eO500U já foi apresentado aos mercados do Chile e da Argentina e há expectativa de levar este modelo para o México.

Veja também