A Volkswagen Caminhões e Ônibus traz para a Lat.Bus 2024 o e-Volksbus, veículo elétrico que utiliza arquitetura modular, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros, configuração que permite dividir o veículo em três módulos: frontal, central e traseiro.
A autonomia deste ônibus é de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade. Este ônibus vem equipado com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é a proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação no Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.
O e-Volksbus começa a ser produzido neste segundo semestre deste ano. Depois de passar por processo de homologação em Curitiba, este ônibus elétrico será testado em São Paulo, para homologação junto à SPTrans.
Superônibus Volksbus
Outro destaque é o Volksbus 22.260 S, conhecido como o superônibus VW, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano e capaz de levar cerca de 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros.
Equipado com motor D08 calibrado com uma ampla faixa de torque máximo, o veículo proporciona a performance adequada para a operação, com uma economia de combustível que pode atingir 8% com a nova configuração do trem de força. Um dos grandes trunfos do modelo, segundo a Volkswagen, é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação.
No quesito conforto, um dos principais atrativos é a suspensão pneumática, que assegura bem-estar a bordo, principalmente em terrenos irregulares, além de diminuir o custo de manutenção.
Este ônibus tem volante multifuncional e coluna com multirregulagem de série. A alavanca do câmbio está reposicionada no painel para tornar a direção muito mais fácil e ergonômica e os demais componentes do cockpit também foram repensados para favorecer ângulo de visão e conforto para o motorista. O novo sistema de direção, mais preciso, reduz em até 30% o esforço nas manobras.
O Volksbus 22.260 S ganhou mais itens tecnológicos: o painel de instrumentos tem mais 70 funcionalidades para facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia, como informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos.
“Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta devido a configuração que atende aos anseios de nosso transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança. O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destacou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.
Escolares
A Volkswagen exibe também os seus ônibus escolares, que estão sendo liberados para as prefeituras. Após vencer a licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a empresa está autorizada a entregar 5,6 mil veículos escolares – quatro mil na configuração ORE 1 (ônibus com comprimento máximo de sete metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados), construída com base no chassi Volksbus 8.180E, e 1,6 mil modelos Onurea PA (ônibus urbano escolar acessível) configurada no Volksbus 8.180 – todos com carroceria Marcopolo.
O novo Volksbus 8.180 E tem motor de 3.8 litros de 180 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo assim uma melhor performance nas aplicações. Este ônibus escolar conta com o sistema de suspensão reforçado e elevado em relação ao solo, para melhor desempenho nas aplicações fora de estrada, e traz também o eixo traseiro com bloqueio automático do diferencial, o que ajuda o veículo a romper terrenos acidentados e escorregadios.