Marcopolo lança primeiro híbrido elétrico-etanol do país

O veículo está em fase de testes, mas começará a ser produzido na planta da empresa em Caxias do Sul em 2025, com comercialização prevista para 2026

Valeria Bursztein

No dia em que celebrou 75 anos de operação, a Marcopolo revelou uma das grandes novidades da Volare: o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O veículo está em fase de testes, mas começará a ser produzido na planta da empresa em Caxias do Sul em 2025, com comercialização prevista para 2026.
O modelo está equipado com um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender, que permite recarregar as baterias por meio de um grupo gerador com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, especializada em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, fabricante de equipamentos eletroeletrônicos.

De acordo com o diretor de engenharia da Marcopolo, Luciano Hesner, presente na Lat.Bus 2024, o veículo tem a vantagem de ser zero poluente e ainda ser mais barato do que uma versão elétrica. “Geralmente, um veículo elétrico é três vezes mais caro do que uma versão diesel. O valor de compra do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol deve ser apenas 1,5 vezes mais elevado que a versão diesel, com todos os benefícios de um veículo não poluente e adaptado para diversas aplicações, como o Caminho da Escola, entre outras”, comentou.

A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol; por essa razão, o veículo não precisa de infraestrutura elétrica de abastecimento, podendo ser utilizado em qualquer região do país. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450 km, e pelo reduzido volume ocupado por apenas três packs de baterias, que armazenam 122 kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

Veja também