Márcia Pinna Raspanti
Instalada em uma nova sede em São Paulo, a Autopass tem grandes expectativas em relação à Lat.Bus 2024. “Vamos levar novos equipamentos, como validadores, e muitos outros produtos e serviços que iremos apresentar para nossos clientes. Também anunciaremos parcerias e novas praças. Mas sobre a expansão da empresa, isso ainda é uma surpresa que estamos guardando para o evento”, contou Rodney Freitas, CEO da Autopass, durante a visita da Technibus à empresa.
Segundo Rodney, dada a importância da feira, a Autopass inicia sua preparação com bastante antecedência. “Nos preparamos para mostrar o que há de melhor para nossos clientes e para os visitantes da Lat.Bus. Teremos um estande com muita tecnologia e super moderno, preparado para receber todos com muita inovação”, afirma.
Na nova sede da empresa, a Autopass reuniu todas as operações. “Desde 2020, a empresa passa por uma transformação com um modelo novo de governança e de posicionamento. Passamos de uma empresa de bilhetagem para uma empresa de inclusão. Agregamos uma série de produtos para melhorar a jornada dos clientes. Hoje nos posicionamos como um hub de serviços e produtos”, comenta.
A Autopass disponibiliza produtos e serviços como sistema de bilhetagem com conciliação, aplicativo whitelabel, soluções de benefícios para RH e ITS. Em São Paulo, por exemplo, a jornada do usuário do TOP é de 1h52 min, em média. “Nosso objetivo é encontrar formas de gerar valor nesse ecossistema”, diz Freitas.
Segundo o CEO da empresa, a Autopass prioriza o engajamento do cliente, em vez de focar apenas no retorno financeiro. “Nós trabalhamos com a concepção de tempo, oferecendo opções para o cliente aproveitar esse período de deslocamento, com entretenimento, cursos, eBooks, streaming e até telemedicina”, informa. Outro objetivo da empresa é proporcionar alternativas para que o passageiro faça as suas escolhas, tanto em meios de pagamento como em outros serviços.
A Autopass também desenvolveu software para poder oferecer a diferentes cidades soluções customizadas de acordo com as demandas de cada sistema de transporte e com as características locais. “Nosso produto é democrático”, enfatiza. O ITS é um produto complementar no ecossistema da empresa. “Se for importante para o cliente, temos para oferecer, mas não é nosso carro-chefe”, explica Freitas.
Hoje o sistema TOP tem quatro milhões de clientes cadastrados, sendo três milhões ativos (que usaram o sistema nos últimos 90 dias).