A Scania mantém boas expectativas para 2024 com a recuperação consistente apresentada pelo segmento de ônibus. “O primeiro semestre já mostrou que o ano será muito bom para o setor, pois o mercado acima de oito toneladas – que inclui os chassis rodoviários e urbanos – já cresceu mais do que as estimativas nos primeiros seis meses”, disse Gustavo Cecchetto, novo gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania operações comerciais Brasil, em entrevista para o portal da Technibus.
A Scania fechou o primeiro semestre deste ano com 321 ônibus vendidos no mercado brasileiro, o que representou um crescimento de 161% em comparação com os 123 veículos vendidos no mesmo período de 2023. A participação foi de 31% no segmento rodoviário com motor traseiro, crescendo três pontos percentuais em relação a maio deste ano.
“O que fez a Scania avançar em vendas no acumulado de janeiro a junho deste ano e ganhar participação de mercado foi a boa performance da linha Euro 6, principalmente em relação ao consumo de combustível, que está além do que a empresa havia prometido. Aliado a isso, tem temos um trabalho de campo do nosso time mais focado nas necessidades dos clientes e apoiando no pós-venda”, comentou Cecchetto.
Crescimento de 30% a 40% em 2024
Diante da boa receptividade dos seus produtos, a Scania projeta entregar de 750 a 850 ônibus neste ano, o que representará um crescimento de 30% a 40% em relação a 2023, quando vendeu 566 veículos no mercado brasileiro – do total faturado, foram emplacadas 467 unidades, segundo Cecchetto.
Com um número significativo de encomendas de ônibus até setembro, a Scania já está estendendo o prazo de entrega para o último trimestre do ano. “Com a carteira cheia de pedidos podemos dizer que a liberação dos veículos começa a partir de outubro e dá para oficializar que já temos de 670 a 680 ônibus vendidos no Brasil”, destacou o gerente.
O ônibus que se destaca entre os pedidos é o K410 6×2. “Este modelo caiu no gosto dos clientes porque ele é um veículo extremamente equilibrado para o tipo de aplicação em trajetos rodoviários de médias e longas distâncias, além do turismo. O motor XPI de 410 cv tem 2.150 Nm de torque em baixa rotação, o que garante excelente desempenho em consumo de combustível. Por isso, que o K410 6×2 representa de 50% a 60% de tudo que a Scania vendeu nos últimos dois anos”, justificou Cecchetto.
Outro ônibus que se sobressai é o K320 4×2, que tem vendido muito para o fretamento. “Esse veículo vem tendo boa procura. A Scania já tem mais de 100 unidades comercializadas no primeiro semestre de 2024”, revelou o gerente.
A linha 8×2, ainda que a demanda tenha se reduzido um pouco, a marca continua sendo protagonista nestas aplicações, segundo Cecchetto, com o modelo K450 e K500 8×2. “Incluindo os dois veículos devemos ter 120 a 130 unidades vendidas neste ano”, disse.
No segmento de urbanos, os três modelos de maior procura são: K 280 4×2 (tamanho padron de 12,5m a 14m), K320 6×2*4 (tipo padron 15m) e articulado K320 6×2/2, de 18m a 21m. “No segmento de urbanos, observamos uma série de oportunidades, principalmente para renovações de frota. O mercado está bastante movimentando, com o ingresso de novas tecnologias e combustíveis alternativos”, comentou Cecchetto.
Expectativa positiva para a Lat.Bus –
A expectativa da Scania para a Lat.Bus é muito positiva. “Depois da pandemia, é o melhor momento para o segmento de ônibus, tanto para o rodoviário quanto para o urbano. O rodoviário continua aquecido e com viés de alta, porque as pessoas estão viajando mais pelo Brasil e com o alto preço das passagens aéreas o modal rodoviário ganha cada vez mais protagonismo. Isso movimenta bastante o mercado e a aplicação de fretamento, que é muito grande no segmento rodoviário e vem mantendo o patamar de estabilidade em um momento de mercado positivo.”
Com este cenário favorável, tanto do segmento de urbano quando o rodoviário, o gerente da Scania acredita que a Lat.Bus 2024 será bem-sucedida. “Temos planos ambiciosos para esta feira. Vamos trazer mais de 100 clientes e estamos preparando um leque de novidades para eles, pois queremos mostrar ao mercado o diferencial da Scania, como a empresa enxerga a eletrificação e como vai poder apoiar os órgãos gestores e os clientes neste momento de transição para uma nova tecnologia”, disse Cecchetto.
Na Lat.Bus 2024, a principal novidade da Scania é o chassi elétrico, modelo que foi apresentado para a imprensa em evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). “É mais passo importante da empresa rumo à descarbonização do sistema do transporte”, disse o gerente.
A Scania vai exibir também o modelo K 500 8×2 e apresentar as melhorias dos veículos a diesel, sendo a principal a introdução do acelerador inteligente, que passa a equipar de série os ônibus rodoviários Euro 6 da linha 2024/2025. “Esse sistema faz a gestão do quanto o motorista acelera, garantindo uma redução de 3% no consumo de combustível, o que significa que os novos modelos rodoviários estarão 11% mais econômicos em comparação com a geração anterior Euro 5”, detalhou o executivo.