Desde a implementação da lei 11.458, sancionada em julho de 2023, 730 novos ônibus foram introduzidos na frota do sistema de transporte coletivo da capital Minas Gerais. Segundo a prefeitura, os novos veículos contam com tecnologia Euro 6, ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade.
Com a renovação da frota, a prefeitura informa que cerca de 80% dos ônibus do sistema passaram a contar com ar-condicionado e suspensão a ar e 100% têm acessibilidade. E a idade média dos veículos, que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e quatro meses.
Para o superintendente de mobilidade do município, André Dantas, a entrada dos novos veículos é um indicador expressivo do compromisso da prefeitura com a melhoria da qualidade do transporte coletivo. “Gera mais confiabilidade e conforto para os passageiros, que tanto merecem. Com os novos ônibus também estamos oferecendo novas linhas, novos itinerários e mais viagens”, destacou o superintendente.
Belo Horizonte também garantiu recursos para a compra de ônibus elétricos, por meio do projeto aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções do governo federal. São R$ 317 milhões destinados à aquisição de cerca de 100 ônibus elétricos, que serão incorporados à frota do transporte coletivo municipal.