A Operação Tolerância Zero chega a quatro meses de atuação em Belo Horizonte com um saldo de 1.793 ações de fiscalização e 11.822 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez – o que representa uma média de quase 100 veículos fiscalizados por dia. As operações geraram 11.927 autuações, 383 autorizações de tráfego recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas – inclusive nos pontos finais-, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.
A escolha as linhas a serem fiscalizadas é resultado de um trabalho de observação e acompanhamento diário do sistema de transporte coletivo da capital pelas equipes da Sumob, levando também em consideração os registros de reclamações feitos pelos passageiros. A prefeitura destaca que a participação da população, por meio dos canais adequados, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades.