Márcia Pinna Raspanti
No mês de maio, os emplacamentos de veículos registraram queda de 8,29% em relação a abril, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas os emplacamentos de ônibus seguem negativos no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, que teve alta geral de 16,63%, considerando todos os segmentos automotivos somados.
O segmento apresenta queda nas diferentes análises, e a retração no acumulado dos cinco meses ainda é expressiva, com queda de 18,61%, considerando a expectativa da realização de negócios atrelados ao programa Caminho da Escola. Nos cinco primeiros meses de 2024, foram emplacados 9.184 ônibus, enquanto no ano anterior, foram 11,284 emplacamentos.
Em maio de 2024, 1.683 ônibus foram emplacados, e no mesmo mês de 2023 foram vendidos 2.237 veículos. Na comparação de maio deste ano com o mesmo mês do ano passado, a redução foi de 24,77%. Já em relação a abril deste ano, a retração foi de 22,94%.
“No caso dos ônibus, vale lembrar que se trata de um setor com menores volumes e, por isso, pequenas variações dos emplacamentos têm grande impacto nos porcentuais. Até agora, as prefeituras não têm efetivado os pedidos do programa Caminho da Escola como havíamos estimado. A renovação natural da frota talvez possa ajudar a impulsionar o setor, mas ainda não temos como prever isso com exatidão”, analisa Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
LEIA TAMBÉM:
Programa Caminho da Escola deve impulsionar o mercado de ônibus em 2024