Abasp apoia ação de doação para Hospital São Lucas do Rio Grande do Sul

Associação de São Paulo se une à causa do hospital da PUC-RS, entidade filantrópica com 47 anos de atuação, para ajudar funcionários e na reconstrução dos estragos provocados no Rio Grande do Sul

A Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (Abasp) formalizou o apoio ao Hospital São Lucas, da PUC-RS, em duas frentes de trabalho relacionadas às enchentes que afetam o Rio Grande do Sul. A iniciativa busca oferecer auxílio aos 150 colaboradores desabrigados ou desalojados e também apoiar a reconstrução de parte do hospital afetada pelas fortes chuvas. A ação promovida pela Abasp vai contar também com o apoio de associados da entidade que vão fixar cartazes nos ônibus e, também, em bilheterias da CPTM e da ViaMobilidade para que os usuários do transporte público vejam a campanha e possam fazer suas doações.

A instituição abriu uma chave-PIX ([email protected]) para receber valores que serão destinados em um primeiro momento à compra de alimentos e produtos de higiene. Em uma segunda etapa, os recursos levantados pela campanha serão direcionados também para a aquisição de eletrodomésticos e suporte na reconstrução das  casas dos colaboradores do hospital.

Como ajudar

Além do apoio emergencial direto aos colaboradores, a gestão do hospital também pede apoio financeiro da comunidade, ONGs e iniciativa privada para viabilizar o reparo de inúmeras avarias na estrutura do próprio hospital, assim como para a compra de insumos, serviços de mão de obra e outras reposições necessárias. “Até o momento, calculamos um prejuízo de mais de R$ 11 milhões, já que perdemos boa parte do telhado, do piso e da estrutura de sustentação da área SUS, além de inúmeros equipamentos, como macas, mesa de exames e desfibriladores”, destaca Fabiano Ramos, diretor técnico do hospital. Ramos foi o pesquisador responsável pelos testes da vacina Coronavac (Covid-19) no RS e hoje é o pesquisador líder do estudo da vacina contra a dengue no Estado junto ao Instituto Butantan, de São Paulo.

As doações podem ser feitas pela chave-pix [email protected] e todo o valor arrecadado será revertido para a manutenção destes espaços.

Veja também

Por