A equipe Next Mobilidade, responsável pela implementação do BRT-ABC, apresentou ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC um balanço do andamento das obras do novo modal, que ligará o terminal São Bernardo ao terminal Tamanduateí, em São Paulo. A apresentação foi feita pelo arquiteto Flamínio Fichmann, porta voz do BRT-ABC, aos prefeitos do ABC, com as devidas complementações e esclarecimentos do secretário-executivo de Transportes Metropolitanos do governo do estado de São Paulo, Manuel Marcos Botelho e do engenheiro Neto Braga, responsável pelas obras do sistema em implementação.
Com a participação da equipe executiva do Consórcio Grande ABC e dos demais prefeitos, houve consenso na sugestão apresentada pelo prefeito de Diadema e presidente do consórcio, José de Filippi Júnior, que sugeriu criar um grupo de trabalho para alinhar as demandas dos municípios, e detalhamento dos acessos ao cronograma das obras. A reunião ocorreu na sede do Consórcio, em Santo André.
Apoio Local-
Segundo o prefeito, sendo o BRT um sistema troncal, será importante a elaboração de sistemas de apoio ao transporte público local das cidades da região, permitindo acesso rápido e fácil dos cidadãos de todo o Grande ABC ao novo modal. O BRT-ABC é um sistema de transporte de 18 km de vias exclusivas, que serão atendidas por 92 ônibus elétricos e-Trol, com possibilidade de recargas de oportunidade durante o trajeto por rede área, sem necessidade de carregamento das baterias nas garagens.
Com autonomia de 350 km, contando com as recargas de oportunidade, o e-Trol tem 21,5m e capacidade para 146 passageiros (60 sentados e 85 em pé, mais espaço para uma pessoa em cadeira de rodas ou com cão-guia). O BRT ABC terá 16 paradas fechadas, com 35 e 55 metros de extensão, além de contar com três terminais.
Durante a reunião, representantes de quatro prefeituras do Grande ABC pediram à Next Mobilidade que os projetos de paradas dos ônibus elétricos permitam integração com outros meios de transporte, inclusive carros. Segundo eles, essa integração dará aos usuários a opção de sair de casa com seus automóveis, estacionar o veículo perto de uma das paradas e seguir viagem até São Paulo pelo e-Trol, racionalizando os fluxos de trânsito.
Obras –
Segundo o engenheiro responsável pela obra do BRT ABC, Braga Neto, a Fase 1 do projeto já está 90% concluída. Esta fase compreende um trecho de 2.750 m em alguns dos principais corredores de trânsito de São Bernardo do Campo, iniciando-se na avenida Aldino Pinotti (Centro), seguindo pela avenida Lauro Gomes (Paço Municipal) até a avenida Winston Churchill (Vila Vivaldi).
A Fase 2 ligará a divisa de São Bernardo/São Caetano do Sul ao terminal Tamanduateí e ao terminal Sacomã, ambos em São Paulo. As obras devem estar finalizadas até o fim de 2024 e o BRT entrará em operação entre janeiro e fevereiro de 2025.
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Linhas-
O porta-voz do BRT-ABC, Flamínio Fichmann, explicou aos prefeitos que o sistema prevê três tipos de linhas: expressa, semiexpressa e paradora. A expressa permitirá ao usuário fazer a viagem em 35 minutos entre os terminais São Bernardo e Tamanduateí, sem interrupções, e com auxílio de uma pista de ultrapassagem perto de todas as 16 paradas. A parada Metrópole, perto do Paço Municipal de São Bernardo, já está concluída. Ela será o modelo para as demais paradas previstas no trajeto.
Prevê ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência. Terá também o ITS, um conjunto de ferramentas tecnológicas para controle da operação.
O ITS municiará os gestores do BRT-ABC de informações em tempo real sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação etc., garantindo a interoperabilidade entre as paradas e o futuro Centro de Controle Operacional, no terminal São Bernardo. O porta-voz do BRT ABC ressaltou que o modal, por ser atendido exclusivamente por ônibus elétricos movidos a energia limpa, contribuirá de forma significativa para diminuir a poluição do ar.
BRT-ABC EM NÚMEROS:
- Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
- Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
- Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
- Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
- Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
- Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
- Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
- Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
- Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.